RENATO MARTINS SOBE NO PÓDIO EM PROVA EMOCIONANTE DA TRUCK
Renato Martins lidera a prova à frente de Roberval Andrade
(Orlei Silva)
Piloto da equipe RM/Volkswagen foi um dos protagonistas em uma das etapas mais movimentadas da Fórmula Truck neste ano
06.11.2005
|
34 visualizações
Ingredientes não faltaram para classificar a oitava etapa da Fórmula Truck como uma das mais emocionantes e movimentadas da história da categoria. A começar pela chuva que caiu no circuito de Tarumã e tornou a corrida ainda mais disputada.
Depois, pela grande alternância nas primeiras colocações, com pelo menos cinco pilotos brigando diretamente pela vitória, que ficou com Roberval Andrade. Um dos protagonista desta briga foi Renato Martins, da equipe RM/Volkswagen. O piloto recordista em triunfos na categoria largou na 6ª colocação, mas já na 12ª volta ocupava a vice-liderança, ultrapassando quatro adversários na pista.
Depois da relargada programada nesta 12ª volta, Martins continuou colocando seu Volkswagen em destaque na prova. Em uma manobra ousada para cima de Andrade, assumiu a liderança e parecia caminhar para mais uma vitória em sua carreira.
Só que mais uma vez o primeiro lugar escapou do piloto da RM/Volkswagen, que também bateu na trave neste ano nas etapas de Londrina, Caruaru e Goiânia, estas duas últimas após largar na pole. Em Tarumã, o revés ficou por conta de um pneu furado, fruto de uma batida na disputa de posições.
Hoje eu estava muito confiante em vencer a corrida. No seco, fiz o tempo mais rápido do final de semana (no treino de verificação de fumaça, no sábado). E na chuva também sabia que estaria bem colocado, tanto que, logo nas primeiras voltas, consegui ultrapassar quatro adversários. Mas justamente neste esbarra-esbarra, típico de corrida, um dos pneus traseiros estourou e comprometeu meu desempenho, comenta Martins.
Após o furo no pneu, o piloto da RM/Volkswagen caiu da liderança, mas ainda assim conseguiu completar a prova e subir no pódio na quinta colocação. Foi a primeira prova em que o piloto conseguiu receber a bandeira quadriculada. Com os pontos de hoje, conseguiu subir para a 9ª colocação no campeonato, com 34 pontos.
Chegar no pódio foi um premio de consolação para mim depois de tanta batalha na corrida. O importante também é ver que os quatro caminhões da equipe completaram a prova, explica Martins.
De fato, Jonatas Borlenghi também marcou pontos, chegando na sétima colocação. Tanto ele quanto Beto Napolitano, o 13º hoje, poderiam estar ainda mais à frente não fosse também o furo de um pneu traseiro _a mesma razão que tirou Renato da liderança. Ambos chegaram a ocupar a quinta e quarta colocação, respectivamente, durante as primeiras voltas da prova.
Depois de largar na última posição por conta de um problema em seu caminhão na classificação, Débora Rodrigues ficou na 14ª colocação entre os 24 caminhões que participaram desta etapa. Queria sair daqui com alguns pontos, mas os pilotos tiveram muito sangue frio hoje e a prova, apesar de ser bem disputada, teve poucos acidentes e abandonos, comenta.
A última etapa da Fórmula Truck será realizada no dia 11 de dezembro, em Brasília.
Confira a seguir os dez primeiros hoje:
1) Roberval Andrade (SP/Scania), 35 voltas em 1h08min27s249
2) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), a 0s086
3) Pedro MUFFATO (PR/Scania), a 1s832
4) Djalma Fogaça (SP/Ford), a 2s216
5) Renato Martins (SP/Volkswagen), a 2s406
6) Beto Monteiro (PE/Ford), a 2s467
7) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), a 3s288
8) Felipe Giaffone (SP/Volvo), a 4s121
9) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), a 5s285
10) Daniel Gianfratti (SP/Ford), a 7s585
Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada