TRUCK: MARTINS CONFIRMA HEGEMONIA E SAI NA POLE EM BRASÍLIA
Renato Martins em Brasília
(Orlei Silva)
Piloto da RM/Volkswagen lidera o grid pela quarta vez no ano e busca terceira vitória seguida na pista mais veloz da Fórmula Truck
10.12.2005
|
13 visualizações
O piloto Renato Martins (Volkswagen) mostrou que é especialista na pista de Brasília, a mais veloz do calendário da Fórmula Truck, com média horária superior a 140 km/h. Hoje, no treino classificatório com pista molhada, o paulista conquistou a pole position no grid da última etapa do ano.
É a quarta vez que o piloto da RM/Volkswagen sai na frente de uma corrida nesta temporada. A posição privilegiada permite que ele sonhe também com mais uma marca impressionante: a terceira vitória consecutiva na pista de Brasília, onde ele faturou as provas de 2003 e 2004.
Adoro esta pista e sair na pole aqui tem um significado especial. Por todos os problemas que enfrentamos não apenas nos treinos livres de ontem, mas também em todo o ano, este primeiro lugar lavou a alma, disse Martins, fazendo trocadilho com o clima instável em Brasília.
Ontem, o piloto da RM/Volkswagen passou a tarde toda trabalhando no acerto de seu caminhão para o piso molhado. Mesmo no final do treino, quando a pista ficou mais seca, Martins não se preocupou em colocar pneu liso e seguiu treinando com composto de chuva.
Queria saber como era o comportamento do caminhão com pneu de chuva na pista pouco molhada. Vi que não havia muita perda de tempo e isso foi fundamental na estratégia de hoje, comentou.
De fato, Martins era o sexto piloto a entrar na pista. Mas, quando o treino começou, caiu a já anunciada chuva, tanto pela previsão do tempo quanto pelas nuvens carregadas. Com isso, o corre-corre nos boxes foi imenso para que os pilotos conseguissem colocar pneus com ranhuras, especial para estas condições.
Muitos deles, como Roberval Andrade, sequer conseguiram entrar na pista no tempo determinado. Isso porque a troca de pneus no caminhão é uma logística extremamente complicada _cada pneu pesa mais de 70 quilos. Martins, no entanto, soube arriscar e já estava calçado com pneus de chuva quando foi chamado a entrar na pista.
Além da escolha certa no momento certo, também me preocupei, na saída dos boxes, em identificar os pontos em que havia muito óleo na pista e fiz um traçado completamente diferente dos demais. Era uma opção que parecia lenta, mas que no cronômetro fez toda a diferença, comentou Renato, que foi mais de quatro segundos mais rápidos que seus adversários.
Como a chuva continuou da mesma intensidade em todo o treino, havia grande expectativa para que a pista melhorasse _tanto que Fred Marinelli, o último a sair, ficou em terceiro. Mas vários pilotos erraram em sua tentativa, rodando ou escapando da pista, e a pole acabou garantida para Martins, o recordista de vitórias da F-Truck.
A RM/Volkswagen ainda comemorou as boas colocações de Jonatas Borlenghi, em sétimo, e Débora Rodrigues, em décimo, sendo o único time com três caminhões entre os dez primeiros.
Beto Napolitano não teve a mesma sorte. Por ser o primeiro a entrar na pista, estava com pneus slick quando começou a chover. Se a chuva demorasse mais três minutos para cair, eu estaria na pole. Mas pelo menos o primeiro lugar acabou com a equipe, isso é que importa, completou Napolitano, que sairá em 17º.
A largada da nona etapa da Fórmula Truck será às 14h, com transmissão ao vivo pela Rede TV!
GRID DE LARGADA:
1º) Renato Martins (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min32s329
2º) Beto Monteiro (PE/Ford), Djalma Fogaça Motorsport, 1min36s645
3º) Fred Marinelli (SP/Scania), Marinelli Competições, 1min36s645
4º) José Maria Reis (GO/Ford), Djalma Fogaça Motorsport, 1min36s796
5º) Felipe Giaffone (SP/Scania), Roberval Motorsport, 1min37s568
6º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min37s953
7º) Jonatas Borlenghi (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min38s598
8º) Herberto Heinen (RS/Volvo), TRG Competições, 1min38s688
9º) Diumar Bueno (PR/Volvo), Bueno Race Truck, 1min39s006
10º) Débora Rodrigues (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min39s493
11º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min41s216
12º) Vignaldo Fízio (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, 1min41s803
13º) Djalma Fogaça (SP/Ford), Djalma Fogaça Motorsport, 1min42s632
14º) Daniel Gianfratti (SP/Ford), Djalma Fogaça Motorsport, 1min43s642
15º) João Marcos Maistro (PR/Scania), Clay Truck Racing, 1min47s219
16º) Vinícius Ramires (SP/Volvo), RTT2, 1min48s333
17º) Beto Napolitano (SP/Volkswagen), RM Competições, 1min50s784
18º) Fabiano Britto (PR/Volvo), ABF Competições, 1min57s376
19º) Eduardo Fráguas (SP/Ford), Londrina Truck Racing, 2min00s316
20º) Leandro Totti (PR/Ford), Londrina Truck Racing, 2min13s977
21º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão Motorsport, sem tempo
22º) Roberval Andrade (SP/Scania), Roberval Motorsport, sem tempo
23º) Adilson Magalhães (SP/Iveco), Forza Motorsport, sem tempo
24º) Luiz Zappelini (SC/Volkswagen), Zappelini Competições, sem tempo
25º) José Cangueiro (SP/Mercedes-Benz), ABF Competições, sem tempo
Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada