CORRIDA HISTÓRICA DA TRUCK TEM VITÓRIA DE MUFFATO E PÓDIO DE DEBORA
Debora Rodrigues ficou em 3o
(Fotos Orlei Silva)
A piloto no circuito de Fortaleza
Primeira prova da Fórmula Truck em Fortaleza teve resultado histórico, com primeira vitória de Pedro Muffato e a melhor corrida da carreira da única mulher na categoria, Débora Rodrigues
16.04.2006
|
21 visualizações
A segunda etapa da Fórmula Truck, que já era inédita antes mesmo da largada por ser a primeira em Fortaleza, transformou-se em uma prova histórica após o resultado de hoje, no autódromo de Eusébio, no Ceará. Pedro Muffato conquistou sua primeira vitória e ao seu lado no pódio, em 3º lugar, estava Débora Rodrigues, em seu melhor resultado na categoria até hoje.
Apesar da forte chuva que caiu neste final de semana, um público de 35 mil pessoas vibrava a cada passagem de Débora na reta dos boxes. A única mulher da categoria largou na 3ª colocação, a melhor de sua carreira, e assumiu o segundo posto na 12ª volta, quando Beto Monteiro rodou ao tentar passar o pole position e líder da prova, Pedro Muffato.
A partir daí, a piloto da equipe RM Competições buscou tirar a vantagem para Muffato para brigar pela liderança, deixando o público de pé nas arquibancadas.
Quando assumi o segundo lugar, tentei tirar a diferença do Muffato, porque a chuva estava aumentando e eu estava com pneus adequados, enquanto eu sabia que ele estava com dois pneus slicks na frente, comenta a piloto, que compete com o novo modelo Volkswagen Constellation.
Na bandeira amarela programada, quando o Pace Truck entra na pista e todos os competidores voltam a ficar agrupados, na 18ª volta, a chance de ataque de Débora era maior. Mas quatro voltas depois, na 22ª passagem, Roberval Andrade, que era retardatário, com uma volta atrás, atrapalhou a piloto da RM Competições, espalhando seu caminhão na parte de dentro da curva e deixando a única mulher da categoria sem espaço.
Débora teve que reduzir a velocidade de seu caminhão, evitando o choque, mas acabou perdendo o segundo posto para Wellington Cirino. Andrade ainda quase tirou Muffato da prova e provocou a saída de Clodoaldo Monteiro e Vignaldo Fizio.
Eu sabia que o Roberval estava uma volta atrás, porque a equipe me passou pelo rádio, mas também não queria ficar longe do primeiro colocado. Ele foi imprudente, mas são atitudes que acabam acontecendo na corrida, diz Débora, em opinião compartilhada com o vencedor da corrida, Pedro Muffato, que brincou com a torcida cearense. Eu via que eles vibravam a cada passagem da Débora e até fiquei preocupado, porque se ela me passasse, era capaz do pessoal invadir a pista, brincou o paranaense.
O Paraná, por sinal, colocou quatro pilotos entre os cinco primeiros além de Muffatto e da própria Débora (que é de Bela Vista do Paraíso), Cirino, o segundo, e Leandro Totti, o quinto, são naturais deste Estado. A exceção foi o quarto colocado, Geraldo Piquet, filho do tricampeão da F-1, nascido em Brasília.
Com o seu terceiro pódio na carreira (os outros foram em Goiânia no ano passado e Londrina em 2004), Débora ocupa 5ª colocação no campeonato. Um desempenho que deixou a equipe RM Competições bastante animada para as próximas etapas do campeonato. O time teve Renato Martins em 10º, marcando um ponto, e, em 11º, Herberto Heinen, que recebeu pela primeira vez a bandeira quadriculada com seu novo caminhão, o Volkswagen Worker. Beto Napolitano não completou a prova.
A próxima etapa do campeonato será no dia 21 de maio, em Interlagos.
________________________________________________________________________
Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada