Capa

Truck e Porsche

Truck: Renato Martins defende liderança em Curitiba

Na etapa passada, piloto da RM Competições conquistou a segunda vitória do caminhão Volkswagen Constellation na categoria; esposa e companheira de equipe Débora Rodrigues vive seu melhor ano na Truck

03.10.2006  |  23 visualizações
Entre as 27 vitórias que fazem de Renato Martins o maior vencedor da história da Fórmula Truck, uma das mais significativas foi justamente a obtida na etapa passada, em Cascavel. O triunfo na sexta prova do ano colocou o piloto da RM Competições na liderança do campeonato, com 88 pontos, e o alçou de vez à condição de favorito ao título.

Os pontos serviram ainda para colocar a Volkswagen como líder do campeonato de marcas entre as seis que disputam a Truck, com 165 pontos. Por isso, mais do que buscar uma nova vitória em Curitiba, Martins espera manter este cenário positivo para dar um enorme passo na conquista do campeonato. Depois da prova deste domingo, faltarão apenas as etapas de Tarumã e Brasília para o encerramento da temporada.

“Começamos o ano com um caminhão novo, o Volkswagen Constellation, e sabíamos que haveria um período de adaptação, sobretudo no início da temporada. Só que o novo modelo se mostrou competitivo de cara e o resultado é que estamos na liderança. Manter este primeiro lugar é o principal objetivo em Curitiba”, comenta um dos pioneiros da Truck –foi o campeão do primeiro ano da categoria, em 1996.

A boa fase de Renato Martins também coincide com a melhor temporada de Débora Rodrigues, sua esposa e companheira de equipe, na categoria. Ela já acumula 35 pontos e está em sétimo lugar na tabela, tendo marcado pontos em todas as provas –fato igualado apenas pelos três ponteiros da classificação.

“Há alguns anos consigo superar minhas marcas na Truck e ainda faltam três provas para o final do ano, quero conquistar cada vez mais recordes”, comenta a única representante das mulheres na categoria. A ascensão é visível em especial nas três temporadas passadas. Em 2003, Débora fez 11 pontos. No ano seguinte, foram 17 e, em 2005, o melhor até então, 29.

Nesta temporada, além do recorde de pontos, Débora alcançou seu melhor desempenho em uma corrida de Truck, com o terceiro lugar em Fortaleza. Ela também conseguiu um outro resultado de pódio em Campo Grande, onde foi a quinta colocada.

“São mais de 20 marmanjos competindo no campeonato e poder representar as mulheres com boas colocações, brigando de igual para igual na mesma pista, sempre foi meu principal objetivo. E 2006 está sendo a mostra de que esta disputa está cada vez mais acirrada”, comenta.

Os treinos livres da sexta etapa da Truck serão disputados na sexta-feira e no sábado. A largada está prevista para as 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Campeonato (após seis etapas):
1) Renato Martins, 88 pontos
2) Pedro Muffato, 82
3) Vinícius Ramires, 63
4) Wellington Cirino, 59
5) Roberval Andrade, 58
6) Leandro Totti, 41
7) Débora Rodrigues, 35
8) Beto Monteiro, 33
9) Beto Napolitano, 27
10 Djalma Fogaça, 25

Campeonato de marcas:
1. Volkswagen, 165
2. Scania, 153
3. Mercedes-Benz, 149
4. Ford, 117
5. Volvo, 13
6. Iveco, 4
_____________________________________________________________________
CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Equipe RM Competições – Fórmula Truck
Pilotos Renato Martins, Débora Rodrigues, Beto Napolitano, Herberto Heinen e Adalberto Jardim
Tel. (11) 3266 6101
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
17.11.2024

Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024

16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada