Renato caiu para último no meio da prova, mas se recuperou
(Fotos Orlei Silva)
Após seis vice-campeonatos, piloto da RM Competições voltou a ser campeão da Truck, conquistando o título no primeiro ano do novo caminhão Volkswagen Constellation
10.12.2006
|
31 visualizações
O paulista Renato Martins conquistou hoje, em Brasília, o título de campeão brasileiro da Fórmula Truck em 2006. Esta foi a segunda vez que o piloto da Volkswagen se sagrou campeão da categoria a primeira conquista foi em 1996, no ano de estréia das corridas de caminhão no Brasil, após a homologação pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
De lá para cá, o ex-caminhoneiro que se tornou piloto faturou várias vitórias, que tornaram o piloto, um dos dois únicos pioneiros daquele período que ainda está em atividade, o recordista de vitórias da categoria, com 27 triunfos.
O bicampeonato, no entanto, estava batendo na trave: foram seis vices desde então. Hoje, de forma dramática, Martins desencantou, superando a expectativa traçada no início da temporada. Sua equipe, a RM Competições, estreou neste ano o novo modelo Volkswagen Constellation com o objetivo de brigar por vitórias o título seria meta para 2007, após dois anos de desenvolvimento do novo conjunto.
Quando começamos o ano, sabia que, por estrear um modelo novo, talvez ficássemos de fora da briga pelo título, porque o desenvolvimento leva tempo em qualquer categoria do automobilismo. Ainda bem que o caminhão nasceu rápido e pudemos coroar este ano de muito trabalho com o título, afirmou Martins.
Foi uma batalha não só nas pistas, mas também em nossa oficina, onde trabalhamos dia e noite para desenvolver o caminhão. Por isso, esta conquista não é só minha, é de toda a equipe, dos meus mecânicos, dos funcionários, dos meus patrocinadores e principalmente, da Volkswagen, cuja dedicação foi decisiva para conquistarmos este brilhante resultado, comentou Renato, visivelmente emocionado.
Controlar a emoção durante a corrida também foi um dos pontos fundamentais para a conquista do título. No início da prova, Renato Martins estava em terceiro, pressionando os líderes Wellington Cirino e Geraldo Piquet. Mas, na 10ª volta, ele passou acima da velocidade permitida na reta oposta, limitada por regulamento a 160 km/h. Com isso, teve que cumprir uma punição de drive-thru nos boxes, caindo para a 20ª colocação.
Quando entrei nos boxes e sai em último, confesso que foi difícil manter a calma, ainda mais porque o Cirino, o Ramires e o Muffato, que disputavam o título comigo, estavam lá na frente, confessa Martins.
O susto serviu apenas para dar um tom de dramaticidade a um dia que estava mesmo reservado ao piloto da Volkswagen. Seus concorrentes diretos foram abandonando a prova: primeiro Cirino e depois, Ramires. Enquanto isso, Martins fez ótima corrida de recuperação e chegou na sexta colocação, sendo escoltado pelos companheiros de equipe Beto Napolitano, em quinto, e sua esposa Débora Rodrigues, a 7ª colocada. A vitória foi de Geraldo Piquet.
Tinha caminhão até para brigar pela vitória, mas sabia que bastava cruzar a linha de chegada que seria campeão, comentou Renato, que foi recebido com festa nos boxes, sendo cumprimentado pelos pilotos da equipe, Beto, Débora, Adalberto Jardim e Herberto Heinen. Até mesmo os adversários deram os parabéns ao campeão de 2006. Foi um título merecido para ele, comentou Ramires. Admiro a lealdade do Renato e o campeonato certamente está em boas mãos, afirmou Muffato.
O objetivo de Martins é agora partir para o tricampeonato em 2007, buscando também o título de marcas para a Volkswagen, que em 2006 ficou com o vice-campeonato, atrás da Mercedes-Benz.
Fui o primeiro campeão da Truck, mas ser campeão novamente é muito importante para mim, porque são épocas bem diferentes. Dez anos atrás, eu estava começando minha carreira como piloto. Nunca competi de nada, minha vida sempre foi dentro de um caminhão. Fui carreteiro por mais de 13 anos e esta é a minha paixão. Hoje, sou piloto profissional e estar aqui como campeão em uma competição de nível tão alto é muito gratificante. Basta ver os pilotos e marcas envolvidas atualmente na Truck, afirmou Renato Martins.
Já tinha batido seis vezes na trave, duas vezes com o Titan Tractor da Volkswagen. Fico feliz que na estréia do novo Constellation a gente já tenha conquistado o título, completou Martins. A RM Competições também comemorou a ótima temporada de Débora Rodrigues, esposa de Renato Martins. Hoje, com o sétimo lugar, ela terminou o campeonato na 6ª colocação, com 58 pontos, tendo terminado todas as corridas na zona de pontuação. Foi um ano incrível para mim, e o título do Renato serviu para fechar 2006 com chave de ouro, comentou a musa da categoria.
O time também teve no pódio hoje Beto Napolitano, que, com o 5º lugar em Brasília, terminou o ano com 35 pontos, o 11º colocado na tabela, logo à frente de Adalberto Jardim, o 12º, com 33, e Herberto Heinen, o 14º, com 15.
Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada