Capa

Truck e Porsche

Com caminhão novo, Urubatan anda pela primeira vez em Fortaleza

Piloto da Beto Napolitano Competições nunca andou na pista onde será disputado o GP Vipal, quarta etapa do campeonato da Fórmula Truck

27.06.2007  |  161 visualizações
Cascavel, Tarumã e Interlagos. Os três circuitos onde a Fórmula Truck esteve nesta temporada são grandes conhecidos de pilotos e equipes, já que são os locais onde a categoria mais correu em sua história recente. Mas o que dizer de Fortaleza, no circuito de Eusébio, onde os pesos-pesado do automobilismo mundial só andaram pela primeira vez no ano passado e ainda assim num circuito remodelado justamente para receber o maior evento automobilístico do Nordeste brasileiro?

Pois é assim, quase que às cegas, que os 25 pilotos e seus times desembarcarão nesta semana na capital do Ceará para a disputa do GP Vipal, a quarta etapa do campeonato da Fórmula Truck, que tem liderança de Roberval Andrade, com 54 pontos, contra 39 de Felipe Giaffone. Nas marcas, a Volkswagen aparece na frente, com 85.

“Não temos muita base de acerto do caminhão para Fortaleza, porque o circuito é novo e a prova do ano passado foi disputada em condições atípicas, sob forte chuva”, comenta Urubatan Helou Junior, que, entre os 25 pilotos, provavelmente é o que estará mais “às cegas” no final de semana.

Afinal, além de fazer em 2007 sua primeira temporada pela Volkswagen, ele nunca guiou em Fortaleza, nem mesmo em seus tempos de Fórmula Ford no circuito antigo de Eusébio. “Nem sei para que lado é a primeira curva”, brinca Helou Jr, de 29 anos.

Além disso, o piloto da Beto Napolitano Competições só fez sua estréia nesta temporada na prova passada, em Interlagos. De todo o grid, é ele quem tem o caminhão menos testado, já que seu Volkswagen Constellation rodou apenas por volta de 100 km se contabilizados treinos e parte da prova de Interlagos, que Urubatan não completou.

“Meu caminhão é praticamente zero km. Ainda estou me acostumando ao time, que também é estreante e, para completar, não conheço a pista. Será um desafio e tanto neste domingo, por isso, para mim, terminar entre os dez primeiros já será uma grande vitória”, comenta Helou Jr.

Seu companheiro de equipe também concorda em traçar objetivos mais realistas para a quarta etapa do campeonato. Beto Napolitano fez sua estréia na segunda etapa, em Tarumã, e saiu do Rio Grande do Sul beliscando um importante ponto, após chegar em 10º lugar. “Já venci corrida, mas ponto suado como este nunca conquistei. Foi um mérito muito grande de nossa equipe e fiquei feliz em ver o resultado de tantas madrugadas viradas na oficina ser recompensado com uma conquista na pista”, explicou Napolitano.

O piloto paulista costuma ter sorte no Nordeste. Foi em Caruaru que ele obteve sua primeira vitória na Fórmula Truck, na época competindo com outro caminhão Volkswagen, o Titan Tractor. “Foi um momento inesquecível de minha carreira e espero ter vários outros, agora contando com minha própria equipe e desenvolvendo o novo caminhão Volkswagen Constellation”, completou Napolitano.

Os treinos livres da quarta etapa do campeonato, o GP Vipal, começam nesta próxima sexta-feira, em Fortaleza. No dia seguinte, o destaque é o treino classificatório, que define as posições do grid de largada da corrida de domingo, que começa às 14h, com transmissão ao vivo da TV Band.
________________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Tel. (11) 3266 6101
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
17.11.2024

Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024

16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada