Truck: GP Vipal mostra preocupação ambiental em Fortaleza
Beto Napolitano: esportistas devem dar o exemplo
Largada da etapa passada da Truck, com Giaffone à frente
(Fotos Orlei Silva)
Equipe Volkswagen: preocupação com meio ambiente
Plantio de mil árvores compensará emissões de gases nas corridas para os caminhões da equipe Volkswagen
29.06.2007
|
53 visualizações
A chegada da Fórmula Truck ao Nordeste, com a disputa hoje dos primeiros treinos livres do GP Vipal, a quarta etapa do campeonato, em Fortaleza (CE), também marca o primeiro grande evento automobilístico desta região do País com a preocupação ambiental sendo um dos principais focos da corrida.
O maior exemplo é dado pela equipe do piloto campeão, a Volkswagen. Após conquistar o primeiro lugar no campeonato com Renato Martins na Fórmula Truck em 2006, a marca representada pela equipe RM Competições e BH Truck terá como meta a partir desta temporada não apenas a busca de mais um título, mas também a preocupação com a preservação ambiental.
A Volkswagen será a primeira da categoria a compensar as emissões de gases dos seus veículos. Para isso, a Fundação SOS Mata Atlântica plantará mil árvores nativas em áreas degradadas do Sul Fluminense, em uma iniciativa inédita no automobilismo brasileiro. Considerando-se o porte do investimento realizado, ação semelhante é feita apenas em competições internacionais, como a F-1.
A Volkswagen neutralizará o carbono produzido não só pelos seus seis caminhões de corrida da marca, mas por toda a frota de apoio na competição. A iniciativa já existe nos produtos de fábrica desde 2005, quando os primeiros modelos com motores eletrônicos ganharam um Selo Verde com o plantio de árvores em Resende (RJ). A montadora também foi a primeira do País a pesquisar a mistura de biodiesel ao diesel tradicional inclusive, em 2004, a equipe Volkswagen de rally foi a primeira no Brasil a competir no Sertões com combustível ecológico.
Queremos andar rápido e subir no pódio, mas sabemos que o esporte envolve questões mais complexas, de apoio à sociedade. Como esportistas, temos que dar o exemplo, é a Truck caminha nesta direção correta quando o assunto é meio ambiente, diz Beto Napolitano, chefe da equipe onde corre ao lado de Urubatan Helou Jr.
É um exemplo que estamos dando a todos no grid e sabemos que as iniciativas em torno da preocupação ambiental crescem a cada ano na Truck, explicou Renato Martins, chefe da equipe pela qual ele mesmo corre, ao lado de Felipe Giaffone, Jonatas Borlenghi e Valmir Benavides.
Nas pistas, o caminhão ecologicamente correto mostrou que também é veloz, já que o Volkswagen Constellation de Giaffone recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar na etapa passada, disputada em Interlagos, São Paulo. Renato Martins em terceiro e Jonatas Borlenghi em quarto completaram a participação da Volkswagen no pódio e contribuíram para a marca assumir a liderança no campeonato das montadoras, com 85 pontos.
Os treinos do GP Vipal começam hoje, em Fortaleza, onde o calor marca o início dos trabalhos, com temperaturas próximas dos 30 graus Celsius. Ao contrário do ano passado, não há previsão de chuva forte, apenas leves pancadas ocasionais em decorrência do próprio calor que assola a capital cearense.
_______________________________________________________________________
Piloto do Volkswagen Meteor número 4 vence de ponta a ponta a primeira corrida do dia, e segue na liderança no campeonato antes de decisão da temporada 2024
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada