Truck: Benavides vence e Volkswagen amplia liderança
Largada da sexta etapa, com Benavides e Giaffone na frente
(Fotos Orlei Silva/RF1)
Borlenghi foi ao pódio, em quarto
Benavides ergue taça no pódio
Benavides foi o vencedor da prova
Valmir Benavides (Volkswagen) venceu pela primeira vez na categoria, após o abandono de Felipe Giaffone; mesmo assim, piloto da VW ampliou liderança do campeonato
16.09.2007
|
141 visualizações
A sexta etapa da Fórmula Truck, disputada hoje, em Goiânia, coroou o final de semana 100% de Valmir Benavides, da Volkswagen. O piloto da RM Competições liderou os treinos de sexta-feira, largou na pole position e dominou a prova de hoje, disputada sob um calor de 39 graus e acompanhada por 45 mil pessoas no autódromo.
Posso dizer que estou vivendo um momento mágico em minha vida. A pole ontem foi uma surpresa, não esperava que andasse tão bem apenas na minha quarta corrida na Truck. A vitória de hoje é ainda mais especial e tenho que agradecer a todos na equipe e na Volkswagen que me deram esta chance, comentou Benavides, que estreou na categoria em maio, ao substituir Débora Rodrigues, que está grávida de cinco meses.
Assumi o caminhão mais popular da Truck, minha responsabilidade é grande e fico feliz de fazer um resultado digno do caminhão que era pilotado pela única representante das mulheres, completou Hisgué, apelido de infância usado por seus amigos. Com o resultado de Goiânia, a Volkswagen ampliou sua liderança no campeonato de marcas, com 216 pontos, contra 156 da vice-líder.
O único a ameaçar o domínio de Benavides foi seu companheiro de equipe, Felipe Giaffone. O líder do campeonato assumiu a ponta logo na largada e vinha sendo escoltado por Benavides até que teve queda de rendimento a 12 voltas do final e foi obrigado a sair da prova.
A corrida estava perfeita. A manobra na largada foi planejada: eu e o Benavides conversamos e sabíamos que, se houvesse possibilidade, eu viria por dentro e contornaria a curva 1 em primeiro, diz Giaffone, que tem atenção total da equipe por liderar a tabela nesta reta final do campeonato.
Com a saída de Roberval Andrade, o vice-líder, Giaffone poderia sair de Goiânia com 31 pontos de vantagem no campeonato, o que lhe garantiria a liderança matemática até a penúltima etapa do ano, em Campo Grande. Mesmo assim, o piloto da Volkswagen marcou 7 pontos ao liderar a prova na 12ª bandeira amarela programada e tem 11 pontos de vantagem sobre Andrade.
É uma pena mesmo que não completei a prova, era meu maior objetivo aqui e seria uma situação perfeita para administrar o campeonato. Mesmo assim, saímos daqui numa situação melhor do que estávamos, então estou contente, completa Giaffone.
A Volkswagen também teve a presença no pódio do piloto Jonatas Borlenghi, o quarto colocado. Ele chegou a brigar pela segunda colocação, mas após um acidente com Leandro Totti caiu para o 9º lugar. Tinha chance de fazer dobradinha hoje, mas pelo menos consegui me recuperar e subir no pódio, diz Borlenghi.
Até a volta final, a briga pelo quinto lugar poderia render para a Volkswagen mais um piloto no pódio, com Renato Martins. Mas na disputa com Vinicius Ramires o também dono da equipe vencedora de hoje saiu da pista. Para mim, na volta final, era pódio ou nada. Pelo menos, tentei. Duro é que fui atrapalhado pelo Roberval Andrade, que estava uma volta atrás e me complicou a corrida, afirmou o atual campeão da Truck e recordista de vitórias da categoria, que ainda assim completou a prova em 9º lugar.
Urubatan Helou Junior completou a prova em 13º lugar, enquanto seu companheiro de equipe, Beto Napolitano, saiu da corrida na 2ª volta.
A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 7 de outubro, em Curitiba.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada