Capa

Truck e Porsche

Truck: Benavides vence e Volkswagen amplia liderança

Valmir Benavides (Volkswagen) venceu pela primeira vez na categoria, após o abandono de Felipe Giaffone; mesmo assim, piloto da VW ampliou liderança do campeonato

16.09.2007  |  141 visualizações
A sexta etapa da Fórmula Truck, disputada hoje, em Goiânia, coroou o final de semana 100% de Valmir Benavides, da Volkswagen. O piloto da RM Competições liderou os treinos de sexta-feira, largou na pole position e dominou a prova de hoje, disputada sob um calor de 39 graus e acompanhada por 45 mil pessoas no autódromo.

“Posso dizer que estou vivendo um momento mágico em minha vida. A pole ontem foi uma surpresa, não esperava que andasse tão bem apenas na minha quarta corrida na Truck. A vitória de hoje é ainda mais especial e tenho que agradecer a todos na equipe e na Volkswagen que me deram esta chance”, comentou Benavides, que estreou na categoria em maio, ao substituir Débora Rodrigues, que está grávida de cinco meses.

“Assumi o caminhão mais popular da Truck, minha responsabilidade é grande e fico feliz de fazer um resultado digno do caminhão que era pilotado pela única representante das mulheres”, completou “Hisgué”, apelido de infância usado por seus amigos. Com o resultado de Goiânia, a Volkswagen ampliou sua liderança no campeonato de marcas, com 216 pontos, contra 156 da vice-líder.

O único a ameaçar o domínio de Benavides foi seu companheiro de equipe, Felipe Giaffone. O líder do campeonato assumiu a ponta logo na largada e vinha sendo escoltado por Benavides até que teve queda de rendimento a 12 voltas do final e foi obrigado a sair da prova.

“A corrida estava perfeita. A manobra na largada foi planejada: eu e o Benavides conversamos e sabíamos que, se houvesse possibilidade, eu viria por dentro e contornaria a curva 1 em primeiro”, diz Giaffone, que tem atenção total da equipe por liderar a tabela nesta reta final do campeonato.

Com a saída de Roberval Andrade, o vice-líder, Giaffone poderia sair de Goiânia com 31 pontos de vantagem no campeonato, o que lhe garantiria a liderança matemática até a penúltima etapa do ano, em Campo Grande. Mesmo assim, o piloto da Volkswagen marcou 7 pontos ao liderar a prova na 12ª bandeira amarela programada e tem 11 pontos de vantagem sobre Andrade.

“É uma pena mesmo que não completei a prova, era meu maior objetivo aqui e seria uma situação perfeita para administrar o campeonato. Mesmo assim, saímos daqui numa situação melhor do que estávamos, então estou contente”, completa Giaffone.

A Volkswagen também teve a presença no pódio do piloto Jonatas Borlenghi, o quarto colocado. Ele chegou a brigar pela segunda colocação, mas após um acidente com Leandro Totti caiu para o 9º lugar. “Tinha chance de fazer dobradinha hoje, mas pelo menos consegui me recuperar e subir no pódio”, diz Borlenghi.

Até a volta final, a briga pelo quinto lugar poderia render para a Volkswagen mais um piloto no pódio, com Renato Martins. Mas na disputa com Vinicius Ramires o também dono da equipe vencedora de hoje saiu da pista. “Para mim, na volta final, era pódio ou nada. Pelo menos, tentei. Duro é que fui atrapalhado pelo Roberval Andrade, que estava uma volta atrás e me complicou a corrida”, afirmou o atual campeão da Truck e recordista de vitórias da categoria, que ainda assim completou a prova em 9º lugar.

Urubatan Helou Junior completou a prova em 13º lugar, enquanto seu companheiro de equipe, Beto Napolitano, saiu da corrida na 2ª volta.

A próxima etapa da Fórmula Truck será no dia 7 de outubro, em Curitiba.

Confira a seguir os dez primeiros:
1. Valmir Benavides
2. Leandro Totti
3. Wellington Cirino
4. Jonatas Borlenghi
5. Vinicius Ramires
6. Adalberto Jardim
7. Geraldo Piquet
8. Luiz Zappellini
9. Renato Martins
10. Djalma Fogaça

Os primeiros colocados no campeonato:
1. Felipe Giaffone, 96 pontos
2. Roberval Andrade, 85
3. Wellington Cirino, 76
4. Leandro Totti, 56
5. Renato Martins, 49
6. Jonatas Borlenghi, 40
7. Geraldo Piquet, 39
8. Beto Monteiro, 35
9. Valmir Benavides, 28
10. Vinicius Ramires, 22

Campeonato de marcas:
1. Volkswagen, 216
2. Mercedes-Benz, 156
3. Scania, 111
4. Ford, 97
5. Volvo, 25
6. Iveco, 8
___________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho