Volkswagen e Giaffone em busca do título da Truck em Campo Grande
Borlenghi já subiu três vezes no pódio em 2007
Renato Martins é o atual campeão da Truck
Giaffone venceu quatro etapas em 2007
(Fotos Orlei Silva)
Benavides: primeira vitória na Truck em Goiânia
Penúltima etapa será disputada neste domingo e pode assegurar conquista antecipada do campeonato de pilotos e marcas, mas RM Competições evita fazer projeções para a corrida
07.11.2007
|
148 visualizações
A penúltima etapa da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo, em Campo Grande, pode definir o campeão da temporada de 2007. Vencedor das etapas de São Paulo, Fortaleza, Caruaru e Curitiba, o piloto Felipe Giaffone, que compete com caminhão Volkswagen Constellation, precisa ampliar sua liderança no campeonato para 28 pontos para levantar a taça com uma prova de antecipação. Atualmente, ele tem 23 a mais que o segundo colocado, Roberval Andrade.
O campeonato de marcas também pode ter um final antecipado caso a Volkswagen, que lidera o torneio com 270 pontos, chegue à etapa de Brasília com mais de 77 pontos de vantagem sobre a segunda colocada, já que esta é a pontuação máxima que uma marca (representada por quatro caminhões) pode obter em uma corrida. A liderança atual é de 91 pontos.
Apesar da possibilidade matemática de conquistar os dois títulos em Campo Grande, a equipe RM Competições faz questão de deixar as contas de lado.
\"Nesta penúltima etapa, vamos trabalhar como fazemos em todas as corridas, seguindo a mesma receita das etapas passadas. Vencemos as últimas cinco provas, mas nossos concorrentes também mostraram força, especialmente o Roberval Andrade e o Wellington Cirino. É claro que vamos lutar para assegurar o título o quanto antes, mas para mim o importante é ser campeão da Truck, seja em Campo Grande ou na última volta da corrida de Brasília. Vamos apostar na resistência de nosso caminhão e também na eficiência de nosso conjunto, que se mostrou adaptado a todos os tipos de circuito nesta temporada, explicou Giaffone.
Seu companheiro de equipe e atual campeão da Truck, Renato Martins, endossa a opinião do ex-piloto da Fórmula Indy. Em 2006, o piloto da Volkswagen também tinha boas chances de liquidar o campeonato na penúltima etapa, em Tarumã, mas não conseguiu um bom resultado e assim a decisão ficou para a última prova do ano, em Brasília.
A situação era confortável antes da penúltima etapa, mas não conseguimos vencer antecipadamente. E na prova final, em Brasília, cumpri duas punições nos boxes por queima de radar. Cheguei a pensar que não teria mais chances, mas no final da prova acabei conseguindo o resultado que precisava. Foi sofrido e isso mostra que no automobilismo não adianta ficar fazendo planos para conquistas antecipadas. Vamos fazer o trabalho como outra corrida qualquer, sem uma dose extra de pressão, que é desnecessária, comentou Martins, atualmente na quarta colocação do campeonato, com 69 pontos.
Giaffone e Renato protagonizaram a dobradinha da Volkswagen em Curitiba e esperam que o bom desempenho dos quatro caminhões da RM Competições ajude a ampliar os pontos no campeonato de marcas e também roube pontos dos rivais de Giaffone. Vamos trabalhar em equipe, avisa Renato, contando com o bom desempenho de Jonatas Borlenghi (que acumula três pódios nesta temporada) e de Valmir Hisgué Benavides, vencedor da etapa de Goiânia.
A ajuda será muito bem-vinda, diz Giaffone. Nossa equipe trabalha em conjunto desde a sexta-feira, trocando idéias sobre o ajuste do caminhão. É por isso que a receita está dando certo neste ano, contando com a experiência dos pilotos e também da engenharia da fábrica da Volkswagen, bastante presente em todas as corridas, conta o líder do campeonato.
Os treinos livres serão disputados a partir de sexta-feira em Campo Grande. A corrida no domingo será às 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Os dez primeiros do campeonato (após sete etapas):
1. Felipe Giaffone, 124
2. Roberval Andrade, 101
3. Wellington Cirino, 76
4. Renato Martins, 69
5. Leandro Totti, 64
6. Geraldo Piquet, 51
7. Jonatas Borlenghi, 43
8. Beto Monteiro, 35
9. Valmir Benavides, 31
10. Vinicius Ramires, 29
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada