Felipe Giaffone luta pelo título da Fórmula Truck em Brasília
Giaffone é o líder do campeonato
(Fotos Orlei Silva)
Renato Martins: experiência de campeão na equipe RM
Valmir Benavides, o Hisgué, venceu em Goiânia
Jonatas Borlenghi: ajuda garantida a Giaffone
Piloto corre com caminhão Constellation da Volkswagen, a campeã de marcas deste ano por antecipação
12.12.2007
|
39 visualizações
A decisão do título da Fórmula Truck, que será realizada neste domingo, em Brasília, opõe dois pilotos de história oposta no automobilismo. Enquanto Roberval Andrade é experiente na categoria dos caminhões (ele já foi campeão em 2002), Felipe Giaffone, com vasta experiência nos monopostos, sobretudo Fórmula Indy, busca o título inédito logo em seu primeiro ano completo na categoria.
O piloto da Volkswagen foi o principal destaque de 2007, com quatro vitórias: São Paulo, Fortaleza, Caruaru e Curitiba. Ele lidera o campeonato com 142 pontos, 17 a mais que Andrade. Apesar do domínio no número de GPs vencidos e na pontuação do campeonato, Giaffone descarta o favoritismo.
Estou na frente do campeonato, mas a chance de ser campeão existe para os dois. Corridas são imprevisíveis e por isso não vou pensar em administrar vantagem e sim pensar em fazer um bom trabalho nesta corrida. Como se fosse outra qualquer, sem a dose de pressão extra que pode colocar tudo a perder. Tive um ano excelente, é minha primeira temporada completa e terminá-la com o título seria a realização de um sonho. Mas sei que meu adversário é muito forte, aponta Giaffone.
O bom desempenho de seu caminhão Volkswagen Constellation é o trunfo do ex-piloto da Fórmula Indy na decisão do campeonato.
Nossa equipe esteve muito bem neste ano em todos os circuitos, como mostra o título de marcas que conquistamos por antecipação, diz Giaffone, citando o campeonato em que a Volkswagen, com 320 pontos, já não pode mais ser alcançada pelas rivais.
Em Brasília, no entanto, a vantagem pode ser de seu rival no campeonato, que corre com caminhão de motor 12 litros. Por ser a pista mais veloz do ano, com média horária de 140 km/h e velocidade máxima de até 230 km/h, estes caminhões tendem a ser beneficiados nos longos trechos de reta.
Na classificação, a pole deve ficar com eles, mas na corrida viremos forte, acredita Giaffone, que também ficará ligado neste final de semana em outra decisão: a chegada do segundo filho. Sua esposa, Alice, não estará em Brasília, já que Tito pode nascer neste final de semana. De agora em diante já estamos na expectativa. A previsão é para o final do mês, mas como é filho de piloto, pode ser um tanto apressado, brincou Felipe, pai também de Nicolas, de 3 anos de idade.
Outro fator de otimismo para Felipe na briga pelo título é a ajuda de seus companheiros de equipe na RM Competições. Terceiro colocado no campeonato, com 80 pontos, Renato Martins tem a experiência das decisões ao seu lado: já venceu dois títulos da Truck, incluindo o do ano passado, também correndo com caminhão Volkswagen Constellation.
O Felipe tem razão em pensar apenas na corrida dele. Mas nós da equipe vamos fazer de tudo para ficar à frente do Roberval e assim ajudar o piloto do nosso time na conquista do título, afirma Martins.
Esta também é a meta de Jonatas Borlenghi, o sexto no campeonato, com 57 pontos, e Valmir Benavides, o oitavo, com 38. Todo o trabalho da equipe será focado nesta decisão, até porque já asseguramos o título de marcas, comenta Borlenghi. Temos quatro caminhões andando no pelotão da frente e isso é uma vantagem para a decisão do título, explica Benavides, o Hisgué, que venceu a etapa de Goiânia deste ano.
Os primeiros treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, ocorre o treino classificatório que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Classificação do Campeonato após 8 etapas:
1) Felipe Giaffone, 142 pontos; 2) Roberval Andrade, 125 pts.; 3) Renato Martins, 80 pts.; 4) Wellington Cirino, 76 pts.; 5) Leandro Totti, 70 pts.; 6) Jonatas Borlenghi, 57 pts.; 7) Geraldo Piquet, 56 pts.; 8) Valmir Benavides, 38 pts.; 9) Beto Monteiro, 35 pts.; 10) Vinicius Ramires, 34 pts.; 11) Vignaldo Fizio, 26 pts.; 12) José Maria Reis, 15 pts.; 13) Luiz Carlos Zappellini, 14 pts.; 14) Diumar Bueno e João Maistro, 12 pts.; 16) Pedro Muffato, 9 pts.; 17) Fred Marinelli, 8 pts.; 18) Djalma Fogaça e Adalberto Jardim, 6 pts.; 20) José Cangueiro, 4 pts.; 21) Débora Rodrigues e Fabiano Brito, 3 pts.e 23) Beto napolitano, 1 ponto.
Campeonato de marcas após 8 etapas: 1) Volkswagen, 320 pontos; 2) Mercedes-Benz, 192 pts; 3) Scania, 155 pts; 4) Ford, 125 pts.; 5) Volvo, 27 pts. e 6) Iveco, 8 pontos.
______________________________________________________________________
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada