Capa

Truck e Porsche

Felipe Giaffone luta pelo título da Fórmula Truck em Brasília

Piloto corre com caminhão Constellation da Volkswagen, a campeã de marcas deste ano por antecipação

12.12.2007  |  39 visualizações
A decisão do título da Fórmula Truck, que será realizada neste domingo, em Brasília, opõe dois pilotos de história oposta no automobilismo. Enquanto Roberval Andrade é experiente na categoria dos caminhões (ele já foi campeão em 2002), Felipe Giaffone, com vasta experiência nos monopostos, sobretudo Fórmula Indy, busca o título inédito logo em seu primeiro ano completo na categoria.

O piloto da Volkswagen foi o principal destaque de 2007, com quatro vitórias: São Paulo, Fortaleza, Caruaru e Curitiba. Ele lidera o campeonato com 142 pontos, 17 a mais que Andrade. Apesar do domínio no número de GPs vencidos e na pontuação do campeonato, Giaffone descarta o favoritismo.

“Estou na frente do campeonato, mas a chance de ser campeão existe para os dois. Corridas são imprevisíveis e por isso não vou pensar em administrar vantagem e sim pensar em fazer um bom trabalho nesta corrida. Como se fosse outra qualquer, sem a dose de pressão extra que pode colocar tudo a perder. Tive um ano excelente, é minha primeira temporada completa e terminá-la com o título seria a realização de um sonho. Mas sei que meu adversário é muito forte”, aponta Giaffone.

O bom desempenho de seu caminhão Volkswagen Constellation é o trunfo do ex-piloto da Fórmula Indy na decisão do campeonato.

“Nossa equipe esteve muito bem neste ano em todos os circuitos, como mostra o título de marcas que conquistamos por antecipação”, diz Giaffone, citando o campeonato em que a Volkswagen, com 320 pontos, já não pode mais ser alcançada pelas rivais.

Em Brasília, no entanto, a vantagem pode ser de seu rival no campeonato, que corre com caminhão de motor 12 litros. Por ser a pista mais veloz do ano, com média horária de 140 km/h e velocidade máxima de até 230 km/h, estes caminhões tendem a ser beneficiados nos longos trechos de reta.

“Na classificação, a pole deve ficar com eles, mas na corrida viremos forte”, acredita Giaffone, que também ficará ligado neste final de semana em outra “decisão”: a chegada do segundo filho. Sua esposa, Alice, não estará em Brasília, já que Tito pode nascer neste final de semana. “De agora em diante já estamos na expectativa. A previsão é para o final do mês, mas como é filho de piloto, pode ser um tanto apressado”, brincou Felipe, pai também de Nicolas, de 3 anos de idade.

Outro fator de otimismo para Felipe na briga pelo título é a ajuda de seus companheiros de equipe na RM Competições. Terceiro colocado no campeonato, com 80 pontos, Renato Martins tem a experiência das decisões ao seu lado: já venceu dois títulos da Truck, incluindo o do ano passado, também correndo com caminhão Volkswagen Constellation.

“O Felipe tem razão em pensar apenas na corrida dele. Mas nós da equipe vamos fazer de tudo para ficar à frente do Roberval e assim ajudar o piloto do nosso time na conquista do título”, afirma Martins.

Esta também é a meta de Jonatas Borlenghi, o sexto no campeonato, com 57 pontos, e Valmir Benavides, o oitavo, com 38. “Todo o trabalho da equipe será focado nesta decisão, até porque já asseguramos o título de marcas”, comenta Borlenghi. “Temos quatro caminhões andando no pelotão da frente e isso é uma vantagem para a decisão do título”, explica Benavides, o Hisgué, que venceu a etapa de Goiânia deste ano.

Os primeiros treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, ocorre o treino classificatório que define o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Classificação do Campeonato após 8 etapas:
1) Felipe Giaffone, 142 pontos; 2) Roberval Andrade, 125 pts.; 3) Renato Martins, 80 pts.; 4) Wellington Cirino, 76 pts.; 5) Leandro Totti, 70 pts.; 6) Jonatas Borlenghi, 57 pts.; 7) Geraldo Piquet, 56 pts.; 8) Valmir Benavides, 38 pts.; 9) Beto Monteiro, 35 pts.; 10) Vinicius Ramires, 34 pts.; 11) Vignaldo Fizio, 26 pts.; 12) José Maria Reis, 15 pts.; 13) Luiz Carlos Zappellini, 14 pts.; 14) Diumar Bueno e João Maistro, 12 pts.; 16) Pedro Muffato, 9 pts.; 17) Fred Marinelli, 8 pts.; 18) Djalma Fogaça e Adalberto Jardim, 6 pts.; 20) José Cangueiro, 4 pts.; 21) Débora Rodrigues e Fabiano Brito, 3 pts.e 23) Beto napolitano, 1 ponto.

Campeonato de marcas após 8 etapas: 1) Volkswagen, 320 pontos; 2) Mercedes-Benz, 192 pts; 3) Scania, 155 pts; 4) Ford, 125 pts.; 5) Volvo, 27 pts. e 6) Iveco, 8 pontos.
______________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho