Volkswagen fecha ano com recordes na Fórmula Truck e busca tricampeonato em 2008
Borlenghi, Giaffone e Renato: Volkswagen na ponta
(Fotos Orlei Silva)
Benavides conquistou uma das cinco vitórias da VW no ano
Desde que estreou na categoria, caminhão Volkswagen Constellation conquistou dois títulos de pilotos (Renato Martins e Felipe Giaffone) e um de marcas, em 2007, com pontuação recorde, de 369 pontos
17.12.2007
|
22 visualizações
A Fórmula Truck encerrou ontem a temporada de 2007 consagrando como campeão o piloto Felipe Giaffone e o caminhão Volkswagen Constellation como o melhor do ano em uma campanha marcada por recordes.
A começar pela pontuação dos quatro pilotos que correm com Volkswagen, atingindo a inédita marca de 369 pontos, quase equivalente à soma da segunda e terceira colocadas, que somaram, respectivamente, 217 e 171 pontos.
Nesta temporada, o caminhão Volkswagen Constellation recebeu a bandeira quadriculada em primeiro lugar em cinco das nove etapas do ano: quatro vezes com Felipe Giaffone (São Paulo, Fortaleza, Caruaru e Curitiba) e uma com Valmir Benavides (Goiânia).
Outra marca impressionante é a quantidade de pódios na temporada: os pilotos da RM Competições, o time oficial de fábrica da Volkswagen, conquistaram 19 pódios, marca recorde para uma equipe na Fórmula Truck. Foram 7 pódios de Giaffone, 6 de Renato Martins, 4 de Jonatas Borlenghi e 2 de Benavides. Em quatro GPs, a Volkswagen colocou três pilotos de uma só vez no pódio: São Paulo, Caruaru, Campo Grande e Brasília.
Na classificação do campeonato, a Volkswagen também mostrou força ao colocar seus quatro pilotos entre os oito melhores do ano. Além do campeão Felipe Giaffone, também estiveram bem colocados na tabela Renato Martins (o 3º, com 95 pontos), Borlenghi (7º, com 61) e Benavides (8º, com 53), sendo que o último não participou das duas primeiras etapas. \"Hisgué\" substituiu Débora Rodrigues, que se ausentou das pistas por estar grávida. A única representante das mulheres na categoria já está no nono mês de gestação e deve voltar às pistas em 2008.
Para a próxima temporada, o objetivo da equipe Volkswagen é manter a invencibilidade do caminhão Volkswagen Constellation, que venceu todos os títulos de pilotos desde que estreou na categoria, em 2006. Em sua primeira temporada, consagrou Renato Martins como o campeão. Agora, o título foi de Giaffone.
\"Somos sucesso nas estradas e agora nas pistas. Parabéns a todos os que contribuíram para essa vitória\", afirmou Roberto Cortes, presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Nosso objetivo para 2008 é o tricampeonato, diz Renato Martins, que, além de piloto, comanda a equipe RM Competições.
Em janeiro, o time volta às pistas para testar as novidades do caminhão Volkswagen Constellation de 2008. O regulamento técnico da categoria deverá ser anunciado nos próximos dias e com isso o time já trabalhará no desenvolvimento do novo chassi de competição.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada