Débora Rodrigues: de volta às pistas após gravidez
Felipe Giaffone foi campeão em 2007
(Fotos Orlei Silva)
Renato Martins: campeão com Volkswagen Constellation em 2006
Valmir Benavides venceu GP de Goiânia no ano passado
Felipe Giaffone e Renato Martins venceram título em 2007 e em 2006, respectivamente, e buscam levar Volkswagen Constellation a mais uma conquista, ao lado de Valmir Benavides e Débora Rodrigues
28.02.2008
|
173 visualizações
A Fórmula Truck inicia hoje, com a disputa dos treinos livres da primeira etapa no circuito gaúcho de Guaporé, a sua 13ª temporada, que deve ser marcada pelo auge do profissionalismo na categoria homologada pela CBA em 1996 e que pode iniciar seu projeto de internacionalização ainda neste ano.
Para os pilotos que correm com o caminhão Volkswagen Constellation, o ano começa com um desafio extra: trazer o tricampeonato para a equipe, que venceu o campeonato de pilotos em 2006 com Renato Martins e em 2007 com Felipe Giaffone (vencendo também o de marcas).
Estamos confiantes em brigar por mais um título. Nossa receita é a mesma dos dois anos anteriores e por isso temos chance de começar o ano em condições de vencer corridas, diz Felipe Giaffone, que fez sua primeira temporada completa na Truck no ano passado e de cara levou o título.
Para 2008, a busca por mais uma conquista de campeonato terá um novo obstáculo: os caminhões Volkswagen agora são proibidos por regulamento de ter câmbios de competição, devendo usar apenas os originais.
Esta será uma dificuldade extra para nosso time no começo do ano, mas vamos trabalhar para compensar isso em outras áreas do caminhão, explica Renato Martins, piloto e chefe da RM Competições.
Recordista de vitórias da Truck, Renato faz parte da primeira geração de pilotos da categoria, que começou correndo ainda de forma semi-amadora nos anos 1990. Depois de ser caminhoneiro por 13 anos, Renato se dedicou profissionalmente à Truck a partir de 1996, justamente o primeiro ano de homologação das corridas de caminhão no Brasil e também o de seu primeiro título na Truck.
Agora, a categoria convive com o investimento direto de seis montadoras, que também trazem pilotos de outras categorias para buscar vencer as corridas como, por exemplo, os estreantes Chico Serra, ex-Stock Car, e o argentino Gaston Mazzacane, ex-F-1.
Em 2007, Giaffone mostrou que a experiência em outras categorias (como a Formula Indy) pode ajudar a tornar a Truck ainda mais competitiva. O automobilismo brasileiro está cada ano mais profissional. A Truck é hoje uma excelente opção para os pilotos de ponta. Isso torna o espetáculo ainda melhor e quem ganha é o torcedor da Truck, aponta Giaffone.
A RM Competições também aposta na velocidade de Valmir Benavides, que foi destaque da temporada passada ao vencer a prova de Goiânia tendo apenas 4 GPs em seu currículo. Minha adaptação à Truck foi muito facilitada pela excelente estrutura da Volkswagen e da equipe RM. Fico feliz em continuar mais um ano com o time e certamente vamos lutar pelas primeiras colocações, afirma Hisgué, como é conhecido no ambiente das corridas.
Débora Rodrigues também está motivada para esta temporada após a ausência nas pistas por mais de 9 meses, coincidindo com sua gravidez. O filho dela e de Renato Martins nasceu em 12 de janeiro e estará na corrida neste domingo acompanhando os velozes pais. Vou continuar com as obrigações de mãe, mas agora me dividindo com as pistas, brincou Débora.
Outros dois pilotos também correrão com o caminhão Volkswagen Constellation: José Maria Reis e seu sobrinho, Leandro Camargo. Os treinos para o primeiro GP da temporada começam hoje, em Guaporé (RS), a partir das 14h. No sábado, ocorre a classificação, formando o grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 14h, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Sábado (01/03)
9h-10h: 3º treino livre
11h-12h: 4º treino livre
15h30: Tomada de Tempo
Domingo (02/03)
09h45: Warm Up
14h: Corrida (1ª etapa), ao vivo pela TV Band
Calendário 2008 da Truck:
02 de março GUAPORÉ
06 de abril GOIÂNIA
10 de maio FORTALEZA (sábado à noite)
01 de junho - CARUARU
06 de julho SÃO PAULO
03 de agosto RIO DE JANEIRO
14 de setembro CAMPO GRANDE
12 de outubro CURITIBA
09 de novembro TARUMÃ
07 de dezembro BRASÍLIA
____________________________________________________________________
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada