Truck: Renato Martins e Valmir Benavides colocam Volkswagen na 1ª fila
Giaffone, Hisgue, Renato e Débora comemoram ótimo treino
(Fotos Orlei Silva)
Equipe Volkswagen comemora pole de Renato Martins
Benavides larga na primeira fila
Giaffone é o atual campeão da Truck
Felipe Giaffone, campeão do ano passado, larga na 2ª fila e Débora Rodrigues, em seu retorno à Truck, sai em 8º lugar
01.03.2008
|
39 visualizações
A primeira etapa da Fórmula Truck em 2008 terá dois caminhões Volkswagen Constellation ocupando a primeira fila, com o recordista de vitórias da categoria, Renato Martins, na pole position, tendo ao seu lado o companheiro de equipe Valmir Hisgué Benavides.
Único remanescente dos primórdios da Truck, Renato Martins mostrou que segue competitivo mesmo em sua 13ª temporada na categoria. Campeão em 1996 e em 2006, o ex-caminhoneiro que se tornou piloto profissional acredita que a pole é um passo decisivo rumo à vitória amanhã, na primeira etapa do campeonato, marcada para as 14h, com transmissão da TV Band.
Sem dúvida estar na pole me dá boas chances de vitória, mas é bom lembrar que, na última corrida disputada aqui, em 2006, também saí na frente e o Wellington Cirino não deu sossego para mim em nenhum momento da corrida, diz Renato, que venceu a última prova da Truck no circuito localizado nas Serras Gaúchas. A pole position foi um presente para Renato Rodrigues Martins, filho de Renato e Débora Rodrigues, nascido no último dia 12 de janeiro e que está presente em Guaporé.
Na luta para conquistar a primeira vitória da temporada, a vantagem para a equipe RM Competições é que, entre Renato e Cirino, desta vez há o Volkswagen Constalletion de Benavides.
O paulista, no entanto, nega que haverá jogo de equipe na primeira corrida do ano. A estratégia é simples: acelerar na reta e frear nas curvas, brincou Hisgué, que corre de caminhão pela primeira vez em Guaporé. Na verdade, será uma corrida de muito equilíbrio e disputa, prevê.
Outro estreante na pista do Rio Grande do Sul é Felipe Giaffone. O atual campeão da Truck fez sua primeira temporada completa na categoria no ano passado, e Guaporé não fez parte do calendário. Em sua primeira corrida no circuito gaúcho, o piloto da Volkswagen larga na 2ª fila, em quarto lugar.
Considero o resultado bastante positivo. A mudança no regulamento do câmbio atingiu diretamente nossa equipe, mas neste circuito não sentimos tanta diferença, porque há pouca exigência nas retomadas, já que as principais curvas são de média e alta velocidade, afirma Giaffone.
Quem também gostou do resultado do treino classificatório de hoje foi a única mulher da categoria, Débora Rodrigues. A piloto da Volkswagen conseguiu um lugar na 4ª fila, em 8º lugar, e já sonha em conquistar um pódio logo em sua volta à categoria, após a ausência durante a gravidez.
Estive afastada nove meses das pistas e não pude treinar antes desta corrida. Ficar entre os oito primeiros é excelente, ainda mais me adaptando ao novo câmbio do caminhão, explicou Débora. Esta pista não aceita erros e, como os marmanjos costumam ser mais agressivos do que o necessário, dá para sonhar com um pódio neste retorno à Truck, disse a musa da categoria.
Os dez primeiros do grid de largada da Fórmula Truck em Guaporé:
1º) Renato Martins (SP), Volkswagen, 1m28s710
2º) Valmir Hisgué Benavides (SP), Volkswagen, 1m28s820
3º) Wellington Cirino (PR), Mercedes-Benz, 1m29s284
4º) Felipe Giaffone (SP0, Volkswagen, 1m29s690
5º) João Maistro (PR), Volvo, 1m29s863
6º) Djalma Fogaça (SP), Ford, 1m30s025
7º) Geraldo Piquet (DF), Mercedes-Benz, 1m30s165
8º) Débora Rodrigues (SP), Volkswagen, 1m30s182
9º) Vignaldo Fizio (SP), Mercedes-Benz, 1m30s574
10º) Beto Monteiro (PE), Scania, 1m30s622
________________________________________________________________________
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada