Capa

Truck e Porsche

Truck: Volkswagen coloca 3 pilotos no pódio e lidera entre marcas

duelo intenso entre Monteiro e Benavides marca primeira etapa

02.03.2008  |  177 visualizações
A julgar pelas emoções da primeira etapa, a Fórmula Truck terá em 2008 uma das temporadas mais acirradas de sua história. A chuva trouxe um componente extra de imprevisibilidade na corrida, com a disputa pela vitória durando até a última volta, entre Beto Monteiro, o primeiro colocado com sua nova equipe, e Valmir Benavides, que segue correndo com Volkswagen Constellation.

O tempo instável em Guaporé, nas Serras Gaúchas, fez com que as equipes e os pilotos tivessem que se arriscar na estratégia de corrida. As carregadas nuvens denunciavam possibilidade de chuva, e ela veio antes da largada. Porém, logo nas voltas iniciais, a pista secou, fazendo com que os pilotos que dominavam a primeira fila, Renato Martins e Benavides, ambos de Volkswagen, perdessem a ponta da corrida para Wellington Cirino.

A recuperação de quem estava com pneus de piso molhado só veio faltando sete voltas para o fim, quando a chuva voltou a cair no autódromo de Guaporé. Melhor para Benavides, Renato Martins e Débora Rodrigues, que levaram os três Volkswagen para o pódio e colocaram a equipe na liderança de marcas, com 45 pontos, contra 34 da segunda colocada.

A Roberval Motorsport também seguiu esta estratégia e com isso foi premiada com a vitória de Beto Monteiro e o terceiro de Roberval Andrade. “O Beto me passou quando tive que frear para evitar o acidente do Geraldo Piquet e do Vinicius Ramires. Tentei recuperar a posição até a última curva, mas infelizmente não foi possível. O importante é que a disputa foi limpa e acirrada”, afirmou Benavides.

Renato Martins era favorito à vitória, mas as mudanças climáticas na corrida acabaram estragando a estratégia do piloto. Mesmo assim, o dono da equipe RM Competições comemorou o resultado de hoje.

“Colocamos os quatro Volkswagen entre os seis primeiros e estamos liderando o campeonato de marcas. Este ano, a briga deve ser ainda mais difícil, já que houve uma mudança no regulamento que nos atingiu diretamente. Por isso, o importante é sair daqui com o máximo de pontos e alcançamos este objetivo”, comentou o recordista de vitórias da Truck, com 27 triunfos.

Ele e Débora Rodrigues comemoraram juntos no pódio o resultado, que serviu como belo presente ao filho do casal, Renato Rodrigues Martins, nascido em 12 de janeiro deste ano. Em sua volta às pistas, a única mulher da categoria chegou em 5º lugar.

A RM Competições também comemorou a boa corrida de Felipe Giaffone. O atual campeão da Truck conquistou um lugar na segunda fila, mas preferiu trocar os pneus para piso molhado minutos antes da largada. Como não houve tempo hábil para sair para o grid, o ex-piloto da Fórmula Indy largou em último lugar.

Volta a volta, o piloto ganhava colocações com seu Volkswagen Constellation, até alcançar o sexto lugar nas voltas finais, beneficiado também pela chuva que caiu nos últimos minutos.

“Foi uma corrida muito emocionante para mim, tive disputas fortes com vários adversários em todas as voltas. Sair daqui com seis pontos foi lucro em uma corrida tão atribulada como esta”, afirmou Giaffone, 7º na tabela.

A liderança no campeonato de pilotos é de Monteiro, com 22 pontos, dois à frente do 2º colocado, Benavides. A próxima etapa da Truck será dia 6 de abril, em Goiânia.

Classificação da prova: 1º) Beto Monteiro, PE (Scania); 2º) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 3º) Roberval Andrade, SP (Scania); 4º) Renato Martins, SP (Volkswagen); 5º) Debora Rodrigues, SP (Volkswagen); 6º) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 7º) Diumar Bueno, PR (Volvo); 8º) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 9º) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 10º) Fabiano Brito, PR (Volvo); 11º) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 12º) Fred Marinelli, SP (Iveco); 13º) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 14º) Chico Serra, SP (Ford); 15º) Luiz Zappellini, SC (Volvo).
Não completaram a prova: 16º) Pedro Muffato, PR (Scania) – 12 voltas; Leandro Totti, PR (Ford) e João Maistro, PR (Volvo) – 9 vts. e José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) – 8 voltas.
Melhor Volta: Fred Marinelli (50) na 2ª volta - tempo 1:30.588 media de 122.40 km/h

Classificação do campeonato após 1 etapa: 1) Beto Monteiro, 22 pontos; 2) Valmir Benavides, 20 pts.; 3) Roberval Andrade, 12 pts.; 4) Renato martins, 11 pt.; 5) Wellington Cirino, 9 pts.; 6) Débora Rodrigues, 8 pts.; 7) Felipe Giaffone, 6 pts.; 8) Geraldo Piquet, Vignaldo Fizio e Diumar Bueno, 4 pts.; 11) Vinicius Ramires, 3 pts.; 12) Fabiano Brito, 1 ponto.

Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 45 pontos; 2) Scania, 34 pts.; 3) Mercedes-Benz, 19 pts. e 4) Volvo, 6 pts.
________________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho