Disputa intensa, com Giaffone (1), Roberval (15) e Renato
(Fotos Orlei Silva)
Giaffone largou na pole position
Benavides foi o destaque do dia: de último para terceiro
Débora Rodrigues: boa prova em Goiânia
Prova em Goiânia teve intensa disputa entre os primeiros colocados, Roberval Andrade, Geraldo Piquet, Valmir Benavides e Felipe Giaffone; Hisgué é destaque ao sair em último e chegar em 3º
06.04.2008
|
390 visualizações
A primeira prova da Truck após a perda de seu presidente e criador, Aurélio Batista Félix, que faleceu no mês passado, foi marcada pela emoção das homenagens, pelo recorde de 40 mil pessoas no autódromo e pela intensa disputa pela vitória. Roberval Andrade venceu, com Geraldo Piquet em segundo e Valmir Benavides em terceiro, com três marcas diferentes nas três primeiras colocações. Benavides, por sinal, foi o destaque da prova, saindo em último (24º) e subindo no pódio. Com os pontos do terceiro lugar, ele é o vice-líder do campeonato, com 34 pontos, 8 a menos que o primeiro, Roberval.
No campeonato de marcas, a liderança continua sendo isolada da Volkswagen, com 81 pontos. Além de Benavides, a equipe também colocou o caminhão Volkswagen Constellation de Felipe Giaffone em quarto lugar e o de Débora Rodrigues em sexto lugar no GP de Goiânia.
A liderança é fruto do trabalho intenso da equipe com a engenharia de fábrica, explica o dono da RM Competições, Renato Martins. Nosso envolvimento é total para tornar o caminhão Volkswagen Constellation ainda mais rápido nas pistas. Já vencemos dois títulos e vamos buscar o terceiro neste ano, diz Rodrigo Chaves, gerente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A equipe dominou os treinos livres de sexta-feira e a classificação no sábado, colocando três caminhões entre os quatro primeiros. Giaffone saiu na pole, mas não pôde conter na largada o ataque de seus adversários que têm motor 12 litros.
Só perdi posições na largada e na relargada porque a reta é muito longa e isso favorece os caminhões maiores que, por regulamento, têm direito a um motor com 300 cavalos a mais de potência, explica Felipe.
No conjunto, nosso desempenho é melhor, tanto que conquistamos a pole. Mas, ao ser ultrapassado na reta, ficamos trancados atrás destes adversários mais lentos em todas as outras partes do circuito, com exceção da reta, justamente o ponto de ultrapassagem, afirmou o atual campeão da Truck. Ele tem 22 pontos e é o 5º colocado na tabela. No ano passado, a arrancada rumo ao título começou na terceira etapa. Quem sabe a história não se repete, diz Giaffone, esperançoso sobre a prova de Caruaru, onde ele venceu em 2007.
A intensa disputa pela primeira colocação entre Roberval, Piquet e Giaffone contou ainda com Valmir Benavides. O que não seria estranho para um piloto que tinha a 4ª colocação no grid, mas um feito e tanto para quem saiu dos boxes, na 24ª colocação.
Logo na volta para ir ao grid de largada tive um pneu furado. Tive que largar dos boxes e sabia que não teria vida fácil. Queria buscar alguns pontos e conquistar um pódio foi o melhor que poderia pedir. Goiânia é mesmo um local especial para mim, diz Hisgué, que venceu esta etapa em 2007.
A Volkswagen também comemorou o desempenho de Débora Rodrigues na prova de hoje. No começo da prova, a única mulher da categoria chegou a cair para a 16ª colocação, mas soube apostar em uma melhor estratégia para poupar equipamento e chegar em sexto.
Sabia que meus adversários viriam babando nas primeiras voltas e busquei escapar das confusões e poupar os freios, que são muito exigidos aqui. No fim, consegui imprimir um forte ritmo e ultrapassar vários caminhões. Por pouco não consigo um segundo pódio seguido. Mas o importante é que estou entre os primeiros no campeonato, diz Débora, que está em 7º lugar, com 14 pontos, logo à frente de seu marido, Renato Martins, o 8º, com 11 pontos ele não completou a prova de hoje.
A próxima etapa da Truck será no dia 4 de maio, em Caruaru (PE).
Classificação da prova:
1) Roberval Andrade, SP (Scania); 2) Geraldo Piquet, DF (Mercedes- Benz); 3) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 4) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 5) Fabiano Brito, PR (Volvo); 6) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) ; 7) Djalma Fogaça, SP (Ford); 8) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 9) Fred Marinelli, SP (Iveco); 10) Luiz Carlos zappelini, SC (Volvo); 11) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 12) João Maistro, PR (Volvo); 13) José Maria Reis, GO (Volkswagen); 14) Chico Serra, SP (Ford); 15) Beto Monteiro, PE (Scania); 16) Leandro Reis, GO (Volkswagen).
Não completaram a prova: Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 12 voltas; Leandro Totti, PR (Ford) e Diumar Bueno, PR (Volvo) 9 voltas; Renato Martins, SP (Volkswagen) 8 voltas; Pedro Muffato, PR (Scania) 7 voltas; José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 5 voltas; Régis Boessio, RS (Volvo) 4 voltas e Luiz Lanzoni, PE (Scania) 1 volta.
Classificação do campeonato após 2 etapas:
1) Roberval Andrade, 42 pontos; 2) Valmir Benavides, 34 pts.; 3) Geraldo Piquet, 27 pts.; 4) Beto Monteiro, 24 pts.; 5) Felipe Giaffone, 22 pts.; 6) Wellington Cirino, 15 pts.; 7) Débora Rodrigues, 7 pts.; 8) Renato Martins, 11 pts.; 9) Fabiano Brito, 9 pts.; 10) Vignaldo Fizio, 7 pts.; 11) Diumar Bueno e Djalma Fogaça, 4 pts.; 13) Vinicius Ramires, 3 pts.; 14) Luiz Carlos zappelini e Fred Marinelli, 2 pts.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada