Capa

Truck e Porsche

Volkswagen Constellation defende hegemonia no Nordeste

Caminhão da Volkswagen na Fórmula Truck venceu as duas etapas disputadas no Nordeste no ano passado e traz inovações para etapa este ano

30.04.2008  |  191 visualizações
A Fórmula Truck inicia nesta sexta-feira, com a disputa dos primeiros treinos livres do GP de Caruaru (PE), a nova fase de seu campeonato, com duas etapas em seqüência no Nordeste do País. A Volkswagen Caminhões e Ônibus defenderá sua hegemonia nesta região, primeiro no Pernambuco e, quatro semanas depois, em Fortaleza (CE), já que o caminhão Volkswagen Constellation foi o vencedor destas duas etapas em 2007, ambas com o piloto Felipe Giaffone.

As duas vitórias no Nordeste foram fundamentais para que o paulista se sagrasse campeão e também para que a Volkswagen Caminhões e Ônibus ficasse com o título de marcas. Para esta temporada, várias novidades marcam o caminhão que busca manter sua hegemonia na disputa da terceira e quarta etapa do campeonato e seguir na liderança de marcas. Atualmente, a Volkswagen tem 81 pontos, contra 66 da segunda colocada.

“O caminhão Volkswagen Constellation ganhou o campeonato com Renato Martins em 2006 e com Felipe Giaffone em 2007, além do título entre marcas. O sucesso, no entanto, não significa que deixamos de desenvolver nosso trabalho. Pelo contrário, houve evoluções no caminhão em várias áreas, como freios, aerodinâmica e motor. Desta forma, esperamos manter nossa hegemonia nesta fase do campeonato no Nordeste e lutar por mais um título”, diz Rodrigo Chaves, gerente de engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

O trabalho foi intenso para deixar o caminhão competitivo da mesma forma como no ano passado. Afinal, uma mudança de regulamento da Truck afetou diretamente apenas a Volkswagen, com a proibição do uso do câmbio de competição. Com isso, mais de 200 quilos foram adicionados ao peso dos caminhões de Felipe Giaffone, Renato Martins, Valmir Benavides e Débora Rodrigues, além da dificuldade imposta para a relação de acerto motor-câmbio.

“A mudança no regulamento nos forçou a intensificar ainda mais o trabalho de redução de peso no caminhão de competição”, afirmou Chaves. A maior eficiência do conjunto de freios e o novo pacote aerodinâmico, que tornou o Volkswagen Constellation ainda mais rápido em curvas de alta velocidade, deixaram a equipe RM Competições com o mesmo nível de performance.

Segundo Chaves, o motor também ganhou mais potência e durabilidade para a temporada deste ano. “Fizemos duas poles, colocamos três pilotos no pódio em Guaporé e dois em Goiânia e estamos liderando entre marcas. O trabalho da equipe e da engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus têm sido fantásticos”, destaca Renato Martins, que, além de piloto, também é chefe da equipe RM Competições.

O sucesso nas pistas faz com que estas novidades sejam implantadas também nos caminhões originais, da mesma forma que inovações na linha de montagem chegam para melhorar o desempenho do Volkswagen Constellation na pista.

“É uma via de mão-dupla de desenvolvimento. As novas criações de pista geram valiosas informações para a fábrica e a aplicações dos veículos comerciais também nos ajudam nas corridas”, afirma Chaves.

Os treinos livres para o GP de Caruaru serão disputados a partir desta sexta-feira. No sábado, ocorre a classificação para a formação do grid de largada da corrida de domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

________________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho