Capa

Truck e Porsche

Truck: Felipe Giaffone coloca Volkswagen Constellation em primeiro lugar em Fortaleza

Atual campeão da categoria e líder do campeonato começou o GP de Fortaleza na frente

30.05.2008  |  103 visualizações
A quarta etapa da Fórmula Truck começou hoje, em Fortaleza, com o caminhão Volkswagen Constellation de Felipe Giaffone dominando a disputa do primeiro dia de treinos livres. O atual campeão da categoria e líder do campeonato conseguiu o melhor tempo desta sexta-feira, completando sua volta em 55s455.

“Começamos com o pé direito aqui em Fortaleza”, admitiu Giaffone, que busca no Ceará a sua quarta vitória seguida no Nordeste para ampliar sua vantagem no campeonato. “Nós da equipe Volkswagen sabíamos que nosso caminhão se adaptaria bem a esta pista, mas o importante foi ver que conseguimos evoluir bastante em relação ao ano passado, bem como nossos rivais”, completou.

De fato, logo no primeiro dia de treinos, os pilotos da Fórmula Truck já conseguiram atingir um tempo quase um segundo melhor do que a pole do ano passado. A competitividade dos treinos livres também foi uma característica marcante deste primeiro dia em Fortaleza, com 18 pilotos separados por menos de um segundo, e os cinco primeiros, por um décimo de segundo.

“Esta pista é a menor do ano e por isso os tempos aqui são muito próximos. Daí a importância de fazer um bom set up do caminhão e acertar a volta na classificação para largar na frente”, explica Giaffone, citando o traçado cearense, de extensão de 1.780 metros –Interlagos, por exemplo, tem mais de 4 km.

Renato Martins também ficou satisfeito com o acerto de seu caminhão, terminando o dia entre os dez primeiros colocados, com 55s865. “A briga entre os caminhões grandes, com motor 12 litros, e os menores, com motor 9 litros, é mais intensa aqui, porque a reta também é pequena e o traçado, bastante travado”, explicou Martins.

Por isso, a importância do treino classificatório amanhã é enorme, como destaca Valmir Benavides, que também corre com o caminhão Volkswagen Constellation. “Aqui as diferenças são pequenas. É muito fácil perder um décimo de segundo em algum detalhe, mas muito difícil recuperar este tempo perdido depois”, completou.

Débora Rodrigues também aponta o desafio de um bom acerto do caminhão em Fortaleza para conseguir mais um pódio –em 2006, ela disputou a ponta até a volta final e terminou o GP em terceiro lugar. “A corrida aqui é sempre muito disputada. Na chuva, então, nem se fale... A pista também é bem ondulada e temos que ajustar a suspensão de modo que o caminhão fique rápido mesmo neste tipo de condição”, explica a única mulher da categoria.

Amanhã, o treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo, a prova terá largada às 13 h, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Os cinco primeiros de hoje:
1. Felipe Giaffone, 55s455
2. Geraldo Piquet, 55s516
3. Djalma Fogaça, 55s532
4. Roberval Andrade, 55s554
5. Vinicius Ramires, 55s576

________________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho