Volkswagen defende liderança da Fórmula Truck e busca nova vitória em Interlagos
Giaffone lidera o pelotão em largada da Truck
(Fotos Orlei Silva)
Renato Martins é bicampeão da Truck
Débora Rodrigues é a única mulher a competir na Truck
Benavides fez sua estréia em Interlagos no ano passado
O caminhão Volkswagen Constellation foi o vitorioso na etapa de São Paulo no ano passado, com Felipe Giaffone
02.07.2008
|
35 visualizações
Na quinta etapa da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo, em Interlagos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus terá um duplo desafio: buscar uma nova vitória na pista de São Paulo, onde venceu no ano passado com o piloto Felipe Giaffone, e seguir na liderança entre as marcas (o time tem 156 pontos, 31 a mais do que a segunda colocada).
Nossa meta é clara: terminar a corrida de São Paulo tendo a Volkswagen como líder do campeonato. Para isso, treinamos dois dias em Londrina a fim de melhorar ainda mais nosso desempenho e estar competitivo com os quatro caminhões da equipe, afirma Renato Martins, piloto e também chefe da RM Competições, responsável pela preparação dos caminhões Volkswagen Constellation na Fórmula Truck.
A importância da manutenção da liderança é ainda mais clara quando observado o calendário da categoria: depois da etapa de São Paulo, o campeonato chega à sua metade final, com cinco corridas decidindo o título de pilotos e de marcas.
Em 2007, a Volkswagen conquistou os dois campeonatos e a arrancada de Felipe Giaffone começou justamente com a vitória em Interlagos. Repetir este primeiro lugar é também uma importante meta a ser alcançada, mas o ex-piloto da Fórmula Indy sabe que terá bastante trabalho para atingir este objetivo.
No ano passado, deixei de competir nas 500 Milhas de Indianápolis para correr em São Paulo e deu tudo certo, porque conquistei minha primeira vitória na Truck, nossa equipe embalou de vez no campeonato e conquistamos os dois títulos. Tomara que seja assim de novo, afirmou Giaffone, o 4º colocado no campeonato, com 53 pontos. Mas nossa missão não será fácil, porque nossos rivais melhoraram muito e o circuito de Interlagos favorece os competidores com motor 12 litros, por causa dos longos trechos de reta e em subida, completa.
Os caminhões Volkswagen Constellation, por regulamento, competem com motor 9 litros. Apesar disso, Giaffone acredita que, em ritmo de corrida, pode vencer seus adversários. Interlagos é uma prova muito complicada, talvez a mais difícil do ano para nós. Mas no ano passado nos superamos e tenho certeza de que podemos repetir este desempenho. O índice de quebras é alto aqui e nosso conjunto é bastante resistente e tende a sofrer menor desgaste que o de nossos rivais, aponta o atual campeão da Fórmula Truck.
A expectativa de um bom resultado em São Paulo também anima Valmir Benavides, o Hisgué, que está em terceiro lugar no campeonato de pilotos, com 58 pontos, apenas um atrás do vice-líder e a 20 do primeiro. Como são disputados 31 pontos por final de semana de corrida, o piloto da equipe Volkswagen tem chance de sair até na liderança da tabela após este final de semana.
Fiz minha estréia aqui em Interlagos no ano passado e fizemos uma boa prova. Neste ano, já estou bem mais adaptado à categoria e tenho certeza de que os quatro pilotos de nosso time brigarão pelo pódio, afirma Hisgué.
A etapa de São Paulo será especial para Débora Rodrigues, que também corre com caminhão Volkswagen Constellation. A única piloto da Fórmula Truck não participou da etapa do ano passado, pois estava grávida e ficou afastada das pistas por recomendação médica até o nascimento de Renato Rodrigues Martins, em janeiro deste ano.
No ano passado, fiquei só na torcida, mas neste ano vou matar a saudades de Interlagos, onde o carinho do público é incrível, diz Débora, citando os cerca de 50 mil torcedores que lotam as arquibancadas paulistanas, o segundo maior público do Brasil, atrás apenas do GP de F-1. Sem dúvida, isso faz com que esta etapa seja a mais especial do ano e por isso quero presentear com um pódio a minha torcida e, claro, também o Renatinho, afirma Débora, que marcou pontos em todas as etapas do campeonato deste ano.
Os treinos da Fórmula Truck serão disputados a partir desta sexta-feira, em Interlagos. A corrida no domingo será às 12h45, com transmissão ao vivo pela TV Band.
Classificação da F-Truck após 4 etapas:
1) Geraldo Piquet, 78 pontos; 2) Roberval Andrade, 59 pts.; 3) Valmir Benavides, 58 pts.; 4) Felipe Giaffone, 53 pts.; 5) Beto Monteiro, 31 pts.; 6) Wellington Cirino, 30 pts.; 7) Renato Martins, 27 pts.; 8) Débora Rodrigues e Luiz Carlos zappelini, 18 pts.; 10) João Maistro, 16 pts.; 11) Fabiano Brito e Vinicius Ramires, 9 pts.; 13) Vignaldo Fizio e Gaston Mazzacane 8 pts.; 15) Diumar Bueno, Djalma Fogaça e José Cangueiro, 4 pts.; 18) Pedro Muffato, 3 pts.; 19) Fred Marinelli, 2 pts. 20) Regis Boessio, 1 ponto.
Classificação do Campeonato de Marcas:
1) Volkswagen, 156 pontos; 2) Mercedes-Benz, 125 pontos; 3) Scania, 93 pontos; 4) Volvo, 47 pontos; 5) Ford, 4 pontos; 6) Iveco, 2 pontos
______________________________________________________________________
CONTATO
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada