Capa

Truck e Porsche

Volkswagen defende liderança da Fórmula Truck e busca nova vitória em Interlagos

O caminhão Volkswagen Constellation foi o vitorioso na etapa de São Paulo no ano passado, com Felipe Giaffone

02.07.2008  |  35 visualizações
Na quinta etapa da Fórmula Truck, que será disputada neste domingo, em Interlagos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus terá um duplo desafio: buscar uma nova vitória na pista de São Paulo, onde venceu no ano passado com o piloto Felipe Giaffone, e seguir na liderança entre as marcas (o time tem 156 pontos, 31 a mais do que a segunda colocada).

“Nossa meta é clara: terminar a corrida de São Paulo tendo a Volkswagen como líder do campeonato. Para isso, treinamos dois dias em Londrina a fim de melhorar ainda mais nosso desempenho e estar competitivo com os quatro caminhões da equipe”, afirma Renato Martins, piloto e também chefe da RM Competições, responsável pela preparação dos caminhões Volkswagen Constellation na Fórmula Truck.

A importância da manutenção da liderança é ainda mais clara quando observado o calendário da categoria: depois da etapa de São Paulo, o campeonato chega à sua metade final, com cinco corridas decidindo o título de pilotos e de marcas.

Em 2007, a Volkswagen conquistou os dois campeonatos e a arrancada de Felipe Giaffone começou justamente com a vitória em Interlagos. Repetir este primeiro lugar é também uma importante meta a ser alcançada, mas o ex-piloto da Fórmula Indy sabe que terá bastante trabalho para atingir este objetivo.

“No ano passado, deixei de competir nas 500 Milhas de Indianápolis para correr em São Paulo e deu tudo certo, porque conquistei minha primeira vitória na Truck, nossa equipe embalou de vez no campeonato e conquistamos os dois títulos. Tomara que seja assim de novo”, afirmou Giaffone, o 4º colocado no campeonato, com 53 pontos. “Mas nossa missão não será fácil, porque nossos rivais melhoraram muito e o circuito de Interlagos favorece os competidores com motor 12 litros, por causa dos longos trechos de reta e em subida”, completa.

Os caminhões Volkswagen Constellation, por regulamento, competem com motor 9 litros. Apesar disso, Giaffone acredita que, em ritmo de corrida, pode vencer seus adversários. “Interlagos é uma prova muito complicada, talvez a mais difícil do ano para nós. Mas no ano passado nos superamos e tenho certeza de que podemos repetir este desempenho. O índice de quebras é alto aqui e nosso conjunto é bastante resistente e tende a sofrer menor desgaste que o de nossos rivais”, aponta o atual campeão da Fórmula Truck.

A expectativa de um bom resultado em São Paulo também anima Valmir Benavides, o “Hisgué”, que está em terceiro lugar no campeonato de pilotos, com 58 pontos, apenas um atrás do vice-líder e a 20 do primeiro. Como são disputados 31 pontos por final de semana de corrida, o piloto da equipe Volkswagen tem chance de sair até na liderança da tabela após este final de semana.

“Fiz minha estréia aqui em Interlagos no ano passado e fizemos uma boa prova. Neste ano, já estou bem mais adaptado à categoria e tenho certeza de que os quatro pilotos de nosso time brigarão pelo pódio”, afirma Hisgué.

A etapa de São Paulo será especial para Débora Rodrigues, que também corre com caminhão Volkswagen Constellation. A única piloto da Fórmula Truck não participou da etapa do ano passado, pois estava grávida e ficou afastada das pistas por recomendação médica até o nascimento de Renato Rodrigues Martins, em janeiro deste ano.

“No ano passado, fiquei só na torcida, mas neste ano vou matar a saudades de Interlagos, onde o carinho do público é incrível”, diz Débora, citando os cerca de 50 mil torcedores que lotam as arquibancadas paulistanas, o segundo maior público do Brasil, atrás apenas do GP de F-1. “Sem dúvida, isso faz com que esta etapa seja a mais especial do ano e por isso quero presentear com um pódio a minha torcida e, claro, também o Renatinho”, afirma Débora, que marcou pontos em todas as etapas do campeonato deste ano.

Os treinos da Fórmula Truck serão disputados a partir desta sexta-feira, em Interlagos. A corrida no domingo será às 12h45, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Classificação da F-Truck após 4 etapas:

1) Geraldo Piquet, 78 pontos; 2) Roberval Andrade, 59 pts.; 3) Valmir Benavides, 58 pts.; 4) Felipe Giaffone, 53 pts.; 5) Beto Monteiro, 31 pts.; 6) Wellington Cirino, 30 pts.; 7) Renato Martins, 27 pts.; 8) Débora Rodrigues e Luiz Carlos zappelini, 18 pts.; 10) João Maistro, 16 pts.; 11) Fabiano Brito e Vinicius Ramires, 9 pts.; 13) Vignaldo Fizio e Gaston Mazzacane 8 pts.; 15) Diumar Bueno, Djalma Fogaça e José Cangueiro, 4 pts.; 18) Pedro Muffato, 3 pts.; 19) Fred Marinelli, 2 pts. 20) Regis Boessio, 1 ponto.

Classificação do Campeonato de Marcas:
1) Volkswagen, 156 pontos; 2) Mercedes-Benz, 125 pontos; 3) Scania, 93 pontos; 4) Volvo, 47 pontos; 5) Ford, 4 pontos; 6) Iveco, 2 pontos
______________________________________________________________________
CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho