Em Londrina, objetivo da equipe Volkswagen é retomar liderança da Truck entre marcas
Renato Martins é recordista de vitórias em Londrina
(Fotos Orlei Silva)
Débora Rodrigues corre "em casa" neste domingo
Benavides é o terceiro colocado na tabela de pilotos
Giaffone prevê corrida equilibrada
Com o caminhão Volkswagen Constellation, os pilotos Felipe Giaffone, Valmir Benavides, Renato Martins e Débora Rodrigues buscam vitória na sexta etapa da Fórmula Truck
30.07.2008
|
197 visualizações
A disputa pelo título da Fórmula Truck se intensifica a partir deste domingo, com a realização da sexta etapa em Londrina (PR). Depois da corrida paranaense, faltarão apenas quatro etapas para o fim da temporada e a briga é acirrada principalmente no campeonato de marcas. Para a equipe Volkswagen, o objetivo é retomar a liderança, descontando a diferença de nove pontos em relação à primeira colocada.
É claro que em toda a corrida o time entra para vencer, mas igualmente importante para nós é recuperar o primeiro lugar entre as marcas e por isso nosso maior objetivo é marcar valiosos pontos com os nossos quatro caminhões, afirma Renato Martins, que, além de piloto, comanda a RM Competições, que prepara os quatro caminhões Volkswagen Constellation do time, que também tem ao volante Felipe Giaffone, Débora Rodrigues e Valmir Benavides.
Segundo Débora, única mulher a correr na categoria, a etapa deste domingo deve ser uma das mais emocionantes e desafiantes da temporada. Correr de caminhão em Londrina é complicado. Há muitas curvas lentas, andamos perto do muro o tempo inteiro e qualquer erro pode provocar um acidente. Guardada às devidas proporções, obviamente, é como o circuito de Mônaco para os pilotos da F-1. Aqui também é fundamental conquistar uma boa posição no grid de largada, explica a piloto da Volkswagen, que corre praticamente em casa neste final de semana.
O circuito fica cerca de 50 km de Bela Vista do Paraíso, a cidade natal de Débora Rodrigues. O ambiente desta etapa é muito bacana, o carinho do público é enorme e a torcida é especial, por correr perto de onde eu nasci, explica a atual oitava colocada no campeonato, com 20 pontos.
Apesar de ser um circuito travado, com curvas lentas, os pilotos da Volkswagen não vêem possível vantagem contra seus adversários com motor de 12 litros. O regulamento mudou neste ano, impondo mais dificuldades especificamente para nossa equipe, e isso deixou o campeonato mais equilibrado, explica Felipe Giaffone, atual campeão da Fórmula Truck. Em Caruaru, teoricamente um circuito que nos favorecia, tivemos muita dificuldade em segurar os caminhões maiores, completou o ex-piloto da Indy.
De fato, o equilíbrio do campeonato deste ano pode ser comprovado pela alternância de vencedores: em cinco etapas, a Fórmula Truck consagrou cinco pilotos diferentes no primeiro lugar. Em um ano tão disputado, é fundamental manter a regularidade e somar pontos em todas as etapas, explica Valmir Benavides, o terceiro colocado na tabela, com 64 pontos, que também compete com um caminhão Volkswagen Constellation. O time treinou bastante nesta pista de Londrina e estamos otimistas em brigar pela vitória, completa Hisgué.
Os primeiros treinos livres serão disputados a partir desta sexta-feira, às 14h e às 16h. A corrida será no domingo, a partir das 12h45, com transmissão ao vivo pela TV Band.
_____________________________________________________________________
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada