Capa

Truck e Porsche

Volkswagen confia na resistência de seu caminhão para se manter líder na Fórmula Truck

Valmir Benavides, Felipe Giaffone, Renato Martins e Débora Rodrigues buscam vitória na sétima etapa do campeonato, neste domingo, em Campo Grande

10.09.2008  |  239 visualizações
A Fórmula Truck disputa neste domingo a sua sétima etapa do campeonato em Campo Grande e a briga pelo título entra em sua fase decisiva de forma bastante acirrada. Entre as marcas, a liderança é da Volkswagen, com 217 pontos. Já na tabela de pilotos, os cinco primeiros colocados estão separados por apenas 15 pontos. Como a pontuação máxima é de 31 pontos por prova, qualquer um deles pode sair de Mato Grosso do Sul como líder do campeonato.

“No ano passado, chegamos aqui na penúltima etapa e eu tinha chance de ser campeão antecipado”, relembra Felipe Giaffone, o atual campeão da Truck, que compete com um caminhão Volkswagen Constellation. “Fui o segundo colocado e, com isso, consegui uma boa vantagem para assegurar o título na prova final, em Brasília. Só que agora a disputa está ainda mais equilibrada, com cinco pilotos tendo boas possibilidades de ser campeão”, explica Giaffone, atualmente em 5º na tabela, com 83 pontos.

O ex-piloto da Indy e seu companheiro de equipe, Valmir Benavides (o 4º colocado, com 84 pontos) acreditam que a boa confiabilidade do caminhão Volkswagen Constellation é o maior trunfo da equipe nesta disputa pelo título.

“Nosso caminhão consegue ser rápido sem comprometer a resistência, aliando duas qualidades fundamentais no automobilismo. O calor deve castigar as equipes neste final de semana, com a previsão do tempo indicando temperaturas de até 35 graus Celsius”, comenta Benavides, o “Hisgué”.

Para enfrentar tamanho desafio, a equipe oficial da Volkswagen Caminhões e Ônibus testou novos componentes em treinos particulares no autódromo de Curitiba, conseguindo boas inovações na área de freios e suspensão.

“A evolução precisa ser constante na Fórmula Truck. Não é porque estamos liderando o campeonato entre marcas que podemos ficar parados no desenvolvimento. Nosso objetivo é manter o primeiro lugar e colocar nossos pilotos na melhor posição para brigar pelo título”, afirma Renato Martins, que, além de piloto, é o chefe da equipe RM Competições, que corre com os caminhões Volkswagen Constellation.

Além de ser a atual campeã entre marcas, a Volkswagen também consagrou os dois últimos campeões da Truck: Renato Martins em 2006 e Felipe Giaffone em 2007. Para este ano, o regulamento da categoria foi alterado, a fim de equilibrar o campeonato, e foi proibido o uso de câmbio de competição nos caminhões Volkswagen.

“Mesmo tendo esta desvantagem imposta por regulamento, conseguimos recuperar rapidamente a nossa performance e estamos liderando entre marcas e nossos quatro pilotos estão entre os oito melhores do campeonato”, comenta Débora Rodrigues, a única mulher a competir na Fórmula Truck.

A piloto da Volkswagen acredita que o time manterá o bom retrospecto de resultados em Campo Grande. “Adoro o circuito e esta cidade, onde inclusive já morei por algum tempo. Para a corrida, espero um desafio enorme contra os caminhões de motor 12 litros, mas trabalhamos intensamente na oficina e nos testes para poder lutar pelo pódio aqui no Mato Grosso do Sul”, comenta Débora.

Os treinos livres serão realizados a partir desta sexta-feira, em Campo Grande. A corrida está marcada para o domingo, às 12h45 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Band.
_____________________________________________________________________

CONTATO

Rodrigo França (MtB 31.120)
RF1 Serviços Jornalísticos
Cel. (11) 8295 1208
rodrigofranca@uol.com.br
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho