Capa

Truck e Porsche

Volkswagen busca título da Fórmula Truck em ano marcado por novidades

Campeonato começa nesta semana, em Guaporé (RS), onde quatro pilotos correrão com o caminhão Volkswagen Constellation: Renato Martins, Débora Rodrigues, Felipe Giaffone e Valmir Benavides

03.03.2009  |  189 visualizações
Neste domingo (08/03), quatro caminhões Volkswagen Constellation começam a disputa com mais 20 concorrentes pelo título da Fórmula Truck. A temporada de 2009 será marcada por diversas novidades, como novo regulamento, pontuação ampliada e maior internacionalização, com a presença de pilotos estrangeiros e a disputa de uma prova na Argentina.

"Acredito que este será o ano mais competitivo da história da Truck”, diz Felipe Giaffone, campeão em 2007 com um Volkswagen Constellation. Para o ex-piloto da Fórmula Indy e seus companheiros de equipe, a principal novidade deste ano é a volta do câmbio escalonado ZF, o mesmo que o time usava em 2007, quando a Volkswagen foi campeã entre marcas e também no campeonato de pilotos.

Após a proibição no ano passado, o regulamento de 2009 volta a permitir o uso de câmbio de competição nos caminhões Volkswagen Constellation.

"Estamos mais animados do que nunca. Nossa expectativa é de que seremos mais competitivos agora em relação ao ano passado. Mas ainda é cedo para dizer que vamos voltar ao patamar de 2007, quando ganhamos os dois títulos, porque nossos rivais melhoraram muito desde então”, afirma Giaffone.

A alteração no regulamento tornou ainda maior a importância de um bom trabalho na pré-temporada. "Muitos torcedores imaginam que as equipes têm férias neste período sem corridas. Pelo contrário: nosso ritmo de trabalho é intenso, porque, na Truck, quem sai na frente nas primeiras corridas do ano geralmente conquista o título”, explica Renato Martins, piloto e chefe da RM Competições, equipe que corre com os caminhões Volkswagen Constellation.

O recordista de vitórias da Truck e bicampeão da Truck (1996 e 2006) comandou os testes com o caminhão de 2009 na pista de Curitiba no mês passado. "Ficamos satisfeitos com os resultados. Mas o teste real será a partir desta corrida em Guaporé”, afirmou Martins.

Outra novidade em 2009 é a alteração no sistema de distribuição de pontos, que agora premia os 14 primeiros (antes eram os dez melhores). "O novo formato vai ajudar não só o piloto mais consistente, mas também o caminhão mais resistente, que termina todas as corridas”, afirma Débora Rodrigues, a única mulher a competir na Truck, que corre com Volkswagen Constellation. Esta será sua 11ª temporada na categoria.

A temporada deste ano também marca a maior internacionalização da categoria, com a participação de dois pilotos estrangeiros e com a disputa de uma etapa em Buenos Aires, em setembro.

"É muito bom ver este crescimento da Truck, dá grande visibilidade para a nossa carreira”, afirma Valmir Benavides, o "Hisgué”. O piloto da Volkswagen, que terminou 2008 no top-5 da classificação final, começou a temporada passada de forma positiva, com um segundo lugar em Guaporé. "A receita será a mesma da corrida do ano passado, só buscando terminar um posto acima no pódio”, comentou.

Os caminhões da Fórmula Truck entram na pista pela primeira vez nesta sexta-feira, para a disputa dos primeiros treinos livres em Guaporé. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band. O campeonato de 2009 terá dez etapas, com encerramento previsto para 13 de dezembro, em Brasília.

Calendário 2009

08 de março - GUAPORÉ
26 de abril - FORTALEZA
17 de maio - CARUARU
14 de junho - GOIÂNIA
19 de julho - SÃO PAULO
16 de agosto - LONDRINA
20 de setembro - ARGENTINA
25 de outubro - SANTA CRUZ DO SUL
15 de novembro - CURITIBA
13 de dezembro - BRASÍLIA

Nova pontuação da F-Truck 2009:
Bandeirada Programada:
1) 5 pontos; 2) 4 pontos; 3) 3 pontos; 4) 2 pontos; 5) 1 ponto.
Bandeirada Final: 1) 25 pontos; 2) 20 pontos; 3) 17 pontos; 4) 14 pontos; 5) 12 pontos, 6) 10 pontos; 7) 8 pontos; 8) 7 pontos; 9) 6 pontos; 10) 5 pontos; 11) 4 pontos; 12) 3 pontos; 13) 2 pontos; 14) 1 ponto.
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho