Volkswagen busca título da Fórmula Truck em ano marcado por novidades
Débora Rodrigues é a única mulher a competir na Truck
(Orlei Silva)
Renato Martins é bicampeão da Truck e recordista de vitórias
(Orlei Silva)
Valmir Benavides foi o segundo colocado em Guaporé em 2008
(Orlei Silva)
Felipe Giaffone foi campeão da Truck em 2007
(Orlei Silva)
Campeonato começa nesta semana, em Guaporé (RS), onde quatro pilotos correrão com o caminhão Volkswagen Constellation: Renato Martins, Débora Rodrigues, Felipe Giaffone e Valmir Benavides
03.03.2009
|
189 visualizações
Neste domingo (08/03), quatro caminhões Volkswagen Constellation começam a disputa com mais 20 concorrentes pelo título da Fórmula Truck. A temporada de 2009 será marcada por diversas novidades, como novo regulamento, pontuação ampliada e maior internacionalização, com a presença de pilotos estrangeiros e a disputa de uma prova na Argentina.
"Acredito que este será o ano mais competitivo da história da Truck, diz Felipe Giaffone, campeão em 2007 com um Volkswagen Constellation. Para o ex-piloto da Fórmula Indy e seus companheiros de equipe, a principal novidade deste ano é a volta do câmbio escalonado ZF, o mesmo que o time usava em 2007, quando a Volkswagen foi campeã entre marcas e também no campeonato de pilotos.
Após a proibição no ano passado, o regulamento de 2009 volta a permitir o uso de câmbio de competição nos caminhões Volkswagen Constellation.
"Estamos mais animados do que nunca. Nossa expectativa é de que seremos mais competitivos agora em relação ao ano passado. Mas ainda é cedo para dizer que vamos voltar ao patamar de 2007, quando ganhamos os dois títulos, porque nossos rivais melhoraram muito desde então, afirma Giaffone.
A alteração no regulamento tornou ainda maior a importância de um bom trabalho na pré-temporada. "Muitos torcedores imaginam que as equipes têm férias neste período sem corridas. Pelo contrário: nosso ritmo de trabalho é intenso, porque, na Truck, quem sai na frente nas primeiras corridas do ano geralmente conquista o título, explica Renato Martins, piloto e chefe da RM Competições, equipe que corre com os caminhões Volkswagen Constellation.
O recordista de vitórias da Truck e bicampeão da Truck (1996 e 2006) comandou os testes com o caminhão de 2009 na pista de Curitiba no mês passado. "Ficamos satisfeitos com os resultados. Mas o teste real será a partir desta corrida em Guaporé, afirmou Martins.
Outra novidade em 2009 é a alteração no sistema de distribuição de pontos, que agora premia os 14 primeiros (antes eram os dez melhores). "O novo formato vai ajudar não só o piloto mais consistente, mas também o caminhão mais resistente, que termina todas as corridas, afirma Débora Rodrigues, a única mulher a competir na Truck, que corre com Volkswagen Constellation. Esta será sua 11ª temporada na categoria.
A temporada deste ano também marca a maior internacionalização da categoria, com a participação de dois pilotos estrangeiros e com a disputa de uma etapa em Buenos Aires, em setembro.
"É muito bom ver este crescimento da Truck, dá grande visibilidade para a nossa carreira, afirma Valmir Benavides, o "Hisgué. O piloto da Volkswagen, que terminou 2008 no top-5 da classificação final, começou a temporada passada de forma positiva, com um segundo lugar em Guaporé. "A receita será a mesma da corrida do ano passado, só buscando terminar um posto acima no pódio, comentou.
Os caminhões da Fórmula Truck entram na pista pela primeira vez nesta sexta-feira, para a disputa dos primeiros treinos livres em Guaporé. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band. O campeonato de 2009 terá dez etapas, com encerramento previsto para 13 de dezembro, em Brasília.
Calendário 2009
08 de março - GUAPORÉ
26 de abril - FORTALEZA
17 de maio - CARUARU
14 de junho - GOIÂNIA
19 de julho - SÃO PAULO
16 de agosto - LONDRINA
20 de setembro - ARGENTINA
25 de outubro - SANTA CRUZ DO SUL
15 de novembro - CURITIBA
13 de dezembro - BRASÍLIA
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada