Capa

Truck e Porsche

Volkswagen faz dobradinha na primeira etapa da Fórmula Truck

Três caminhões Volkswagen Constellation chegaram nas quatro primeiras colocações hoje em Guaporé: Felipe Giaffone foi o 1º, com Renato Martins em 2º e Valmir Benavides em 4º

08.03.2009  |  29 visualizações
A Volkswagen dominou a primeira etapa da Fórmula Truck, disputada hoje, em Guaporé (RS). Com um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone venceu a etapa de abertura do campeonato de 2009, com seu companheiro de equipe, Renato Martins, chegando em segundo, completando a dobradinha do time.

O bom desempenho dos caminhões Volkswagen Constellation também foi demonstrado pelo quarto lugar de Valmir Benavides e pela liderança da Volkswagen entre as marcas, com 70 pontos, contra 26 da segunda colocada.

"Deu tudo certo para nossa equipe em Guaporé, foi um final de semana realmente perfeito. Tive um ótimo treino classificatório ontem e conquistei a pole position. Hoje, fiz uma boa largada e durante toda a corrida meu caminhão esteve em perfeitas condições”, diz Giaffone, o atual líder do campeonato, com 31 pontos.

Ao abrir a última volta, Giaffone teve uma briga intensa com Renato Martins e Roberval Andrade. "Foi um final eletrizante, depois que tivemos problemas na ultrapassagem com alguns retardatários. O importante é que a ordem na pista continuou a mesma, apesar da disputa acirrada”, afirmou Giaffone, campeão da Truck de 2007, pilotando um caminhão Volkswagen Constellation.

Seu companheiro de equipe, Renato Martins, também ressaltou a forte briga no final. Sua corrida foi a mais emocionante do final de semana: ele partiu da sexta colocação e chegou em segundo lugar.

"Tive que atacar forte a corrida inteira para conseguir conquistar este lugar. Na penúltima volta, quase saímos da pista brigando pela vitória, o que mostra que a Truck é muito competitiva. Aliás, é justamente por isso que comemoramos muito o resultado da equipe hoje, porque não é fácil colocar três caminhões entre os quatro primeiros”, afirma Renato, que também é o chefe de equipe da RM Competições, que compete com quatro caminhões Volkswagen Constellation.

Renato Martins é o vice-líder do campeonato, com 23 pontos, tendo o companheiro de equipe Benavides em quarto, com 16. Por muito pouco "Hisgué” não completa uma inédita trinca da equipe no pódio em Guaporé.

"Tinha boa esperança de brigar pela vitória, partindo da primeira fila. Mas não tive uma boa largada. O importante é que consegui um ritmo constante e fiquei sempre entre os ponteiros”, diz Benavides.

Débora Rodrigues, a única mulher da Truck, vinha cumprindo seu objetivo de fazer uma boa corrida para homenagear as mulheres em seu dia. A piloto da Volkswagen estava dentro da zona de pontuação, mas teve um pneu furado e saiu direto para a barreira de proteção. Apesar do acidente, ela saiu ilesa.

"Foi uma pena, queria mesmo um bom resultado em Guaporé, mas agora o foco é trabalhar pensando em Fortaleza, uma pista onde costumo andar bem”, diz Débora, que chegou em terceiro lugar em uma das provas cearenses.

A segunda etapa da Fórmula Truck será no dia 26 de abril.

Classificação da prova: 1) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 2) Renato Martins, SP (Volkswagen); 3) Roberval Andrade, SP (Scania); 4) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 5) Djalma Fogaça, SP (Ford); 6) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 7) Beto Monteiro, PE (Iveco); 8) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 9) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 10) Pedro Muffato, PR (Scania); 11) Adilson Cajuru, GO (Iveco); 12) Urubatã Helou Jr., SP (Ford); 13) João Maistro, PR (Volvo); 14) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 15) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 16) José Maria Reis, GO (Scania) e 17) Danilo Dirani, SP (Volvo).
Não completaram a prova: Diumar Bueno, PR (Volvo) – 12 voltas; Fabiano Brito, PR (Volvo) e Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) – 11 voltas e Leandro Reis, GO (Scania) – 5 voltas.

Classificação do campeonato após 1 etapa: 1) Felipe Giaffone, 31 pontos; 2) Renato Martins, 23 pts.; 3) Roberval Andrade, 21 pts.; 4) Valmir Benavides, 16 pts.; 5) Djalma Fogaça, 12 pts.; 6) Geraldo Piquet, 10 pts.; 7) Beto Monteiro, 8 pts.; 8) Vignaldo Fizio, 7 pts.; 9) José Cangueiro, 6 pts.; 10) Pedro Muffato, 5 pts.; 11) Adilson Cajuru, 4 pts.; 12) Urubatã Helou Jr., 3 pts.; 13) Wellington Cirino e João Maistro, 2 pontos.

Classificação do campeonato de marcas:
1) Volkswagen, 70; 2) Scania, 26; 3) Mercedes-Benz, 19; 4) Ford, 15; 5) Iveco, 12, 6) Volvo, 2, 7) Man, 0.
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho