Capa

Truck e Porsche

Volkswagen lidera primeiro dia de treinos da Truck no Ceará

Com um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone foi o mais rápido desta sexta-feira no circuito de Eusébio, no Ceará

24.04.2009  |  162 visualizações
O líder do campeonato, Felipe Giaffone, iniciou a segunda etapa da Fórmula Truck como o mais rápido dos treinos de sexta-feira, disputados hoje no circuito de Eusébio, na Grande Fortaleza. Com um caminhão Volkswagen Constellation, o piloto registrou a marca de 54s749.

"Foi um ótimo início aqui no Ceará. Nós estávamos confiantes de que nosso caminhão se adaptaria bem às difíceis condições desta pista, que é curta, com curvas de baixa velocidade e também bastante ondulada. Mas o resultado deste primeiro dia de treinos foi ainda mais animador, porque conseguimos ser bem competitivos logo de cara”, diz Giaffone, que lidera o campeonato com 31 pontos. Entre as marcas, a Volkswagen é a primeira colocada, com 70.

O resultado de hoje deixou o piloto do caminhão Volkswagen Constellation otimista em continuar na primeira colocação da tabela após a disputa da segunda etapa. "Nosso acerto de suspensão está funcionando muito bem, e temos boas chances de vitória. Mas é como sempre digo nas sextas-feiras: só dá para saber nosso potencial após o treino de amanhã, porque pode haver equipes escondendo o jogo”, afirma Giaffone, que busca o segundo título na Truck – ele foi o campeão de 2007.

Existe a possibilidade de chuva para a corrida de domingo: a previsão aponta 60% de chance. Hoje, a primeira parte da sessão inicial foi disputada sob pista molhada. "Andamos bastante neste treino para pegar referências deste circuito com chuva, porque temos que estar prevenidos caso ela apareça no domingo”, diz Renato Martins, que terminou a sexta-feira com a quinta melhor marca do dia, com 55s629.

O piloto da Volkswagen prefere a corrida com pista seca. "Além de ser um espetáculo melhor para o público, uma prova em condições normais favorece um resultado para quem está apresentando melhor rendimento, que é o caso de nossa equipe por enquanto”, explica Martins.

Já a única mulher da categoria, Débora Rodrigues, gosta de correr com pista molhada. "Fiz uma de minhas melhores corridas da carreira na chuva, aqui mesmo em Fortaleza, quando cheguei em terceiro (na prova de 2006). Mas, neste caso, é importante que a água venha de uma vez antes da corrida. Duro é quando a prova começa com pista seca e chove no meio da corrida. Aí sim é confusão na certa e vira loteria, algo que nenhum piloto gosta”, diz a piloto da Volkswagen.

Independentemente se a corrida será com pista seca ou molhada, os quatro pilotos que correm com o caminhão Volkswagen Constellation estão confiantes em um bom resultado no domingo. "Nossa temporada começou muito bem, com um ótimo desempenho em Guaporé e boa performance nos primeiros treinos aqui no Ceará. Vamos lutar para colocar os quatro pilotos no pódio”, diz Valmir Benavides, o "Hisgué”.

A segunda etapa da Fórmula Truck será neste domingo, às 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Os dez primeiros desta sexta no Ceará:
1. Felipe Giaffone, 54s749
2. Beto Monteiro, 55s120
3. Wellington Cirino, 55s255
4. Roberval Andrade, 55s470
5. Renato Martins, 55s629
6. Geraldo Piquet, 55s648
7. Djalma Fogaça, 55s656
8. Valmir Benavides, 55s706
9. João Maistro, 55s795
10. Egon Allgaeuer, 56s161
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho