Capa

Truck e Porsche

Volkswagen mantém liderança da Truck após etapa do Ceará

Felipe Giaffone chegou na 4ª colocação e segue na ponta da tabela, com 47 pontos; equipe Volkswagen também teve Valmir Benavides em 3º na prova disputada hoje no circuito de Eusébio, Ceará

26.04.2009  |  37 visualizações
A Fórmula Truck disputou hoje no circuito de Eusébio, na Grande Fortaleza, sua segunda etapa da temporada 2009. Após duas provas, a liderança do campeonato é de Felipe Giaffone, da Volkswagen, que também lidera entre as marcas, com 109 pontos, após colocar dois pilotos no pódio no Ceará: Giaffone, em quarto lugar, e Valmir Benavides, em terceiro.

Com o resultado da corrida deste domingo, Giaffone está com 47 pontos na tabela, seis à frente do segundo colocado.

"Claro que ainda é cedo para se pensar em campeonato, mas é fundamental manter a ponta desde o início do ano, porque a Truck é muito competitiva. Por isso, mesmo quando não é possível vencer, o importante é somar o máximo de pontos possível. Foi o meu caso hoje”, diz Giaffone, que venceu a corrida de abertura do campeonato, em Guaporé (RS), no mês passado.

O piloto do caminhão Volkswagen Constellation largou na oitava colocação e considera que a prova de hoje rendeu resultados acima das expectativas.

"Aqui é muito difícil ultrapassar, então sabia que meu objetivo era subir no pódio e manter a liderança do campeonato. Consegui atingir as duas metas. Uma corrida de recuperação como a de hoje mostra que nosso caminhão Volkswagen Constellation está com ótimo rendimento em todos os tipos de pista”, diz Giaffone, citando que os circuitos de Guaporé e Eusébio têm características bem distintas.

Esta também foi a conclusão de Valmir Benavides. Com a terceira colocação de hoje, o piloto da Volkswagen assumiu esta mesma colocação no campeonato, com 36 pontos, cinco atrás do vice-líder. "Após estas duas primeiras etapas, não tenho dúvidas: nossa equipe vai brigar pelo título. Nosso caminhão Volkswagen Constellation está com ótimo rendimento e estamos conseguindo transformar este potencial em muitos pontos já no começo do ano”, afirmou Benavides.

Na corrida de hoje, "Hisgué” pressionou bastante os líderes e chegou a tentar algumas vezes a manobra de ultrapassagem. "Eusébio é o circuito mais difícil de passar de toda a temporada. Por isso, fiquei satisfeito com o terceiro lugar, esta era a minha real expectativa para hoje. Forcei o máximo que pude em busca da vitória, mas o pódio foi um grande prêmio para a equipe que não pára de trabalhar um único minuto para nos entregar um caminhão tão competitivo”, diz Benavides, que largou em 3º na prova cearense.

A quarta colocação no campeonato é também de um piloto da Volkswagen, o bicampeão da categoria, Renato Martins. Hoje, o recordista de vitórias da Truck fazia uma impressionante corrida de recuperação. Após ser prejudicado pela chuva no treino classificatório, Renato ficou com a 18ª posição no grid. E logo nas primeiras voltas, já se encontrava entre os dez primeiros.

Mas na 17ª volta um incidente atrapalhou sua prova. "Estava atrás do Fabiano (Brito), quando o caminhão do Danilo (Dirani) teve um problema e soltou óleo no asfalto. O Fabiano não viu e eu tive que desviar para não bater. Com isso, escapei da pista e fiquei na brita”, explica Renato Martins. "A direção de prova deveria ter dado bandeira amarela em toda a pista, a situação era muito perigosa”, completou.

Com isso, o piloto da Volkswagen perdeu quatro voltas, mas, mesmo assim saiu do Ceará com três pontos, ao chegar na 12ª colocação. Desta forma, manteve-se entre os primeiros no campeonato. "Estou em quarto lugar, com o Felipe em primeiro e o Hisgué em terceiro. Isso mostra que nossa equipe começou muito bem o ano e que estamos no caminho certo para seguir disputando o título”, diz Renato.

Já Débora Rodrigues não completou a prova de hoje e espera que os primeiros pontos do ano venham em Caruaru (PE), na próxima etapa da Truck, no dia 17 de maio. "É uma pista difícil e que teremos dificuldade com os adversários com motor 12 litros, por conta da longa reta oposta. Mesmo assim, espero ter um bom treino classificatório e com isso fazer os primeiros pontos do ano”, afirma a única mulher da categoria, que compete com caminhão Volkswagen Constellation.

Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho