Volkswagen luta pela 3ª vitória seguida em Pernambuco
Renato Martins é bicampeão da Truck
(Orlei Silva)
Débora é a única mulher a competir na Truck
(Orlei Silva)
Benavides é o terceiro na tabela
(Orlei Silva)
Giaffone lidera campeonato
(Orlei Silva)
Com um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone venceu as etapas de 2007 e 2008 no circuito de Caruaru, onde neste final de semana será disputada a terceira etapa da Fórmula Truck
13.05.2009
|
32 visualizações
Além de lutar para manter a liderança do campeonato, a equipe Volkswagen disputa a terceira etapa da Fórmula Truck neste domingo, em Caruaru (PE), em busca de um recorde: a terceira vitória seguida do caminhão Volkswagen Constellation na pista localizada no interior pernambucano.
Vencedor das etapas de 2007 e 2008, Felipe Giaffone sabe que a missão não será fácil, mas reconhece que o bom desempenho dos anos anteriores deixa a equipe Volkswagen ainda mais otimista para a corrida deste final de semana.
"Nunca um piloto venceu três corridas seguidas em Caruaru e é claro que eu gostaria muito de ter este recorde em minha carreira. Mas o principal objetivo nesta etapa é mais uma vez sair da corrida na liderança do campeonato, porque, acima de qualquer vitória ou recorde, o que quero mesmo é o título, diz Giaffone, campeão da Truck em 2007 e atual líder do campeonato, com 47 pontos, seis a mais que o segundo colocado.
Embora não tenha vencido em anos consecutivos, Renato Martins também busca sua terceira vitória na pista de Caruaru, onde foi o primeiro colocado nas edições de 1997 e 1999.
"O caminhão Volkswagen Constellation sempre andou bem nesta pista, que é uma das mais difíceis do ano. Isso porque ela é bastante ondulada e tem desde trechos de longa aceleração, como a reta oposta, até pontos de baixa velocidade, onde a retomada de velocidade e o bom equilíbrio do caminhão nas curvas são fundamentais, explica Renato Martins, o quarto colocado no campeonato, com 27 pontos.
Quem também aparece como um dos favoritos à vitória no circuito de Caruaru é o terceiro colocado no campeonato, o piloto Valmir Benavides, que também pilota um caminhão Volkswagen Constellation.
"Nossa equipe trabalha unida para um bom desempenho dos quatro caminhões. Isso ajuda muito em uma pista onde é difícil encontrar o melhor acerto, como Caruaru. Como trocamos muitas informações, todos acabam melhorando juntos e isso também é importante para o time inteiro somar pontos ao final da prova, diz Benavides, o "Hisgué, que tem 36 pontos na tabela.
De fato, o desempenho dos quatro pilotos da equipe Volkswagen tem garantido até aqui a liderança de marcas, com 110 pontos, contra 89 da segunda colocada. "Manter a regularidade no começo de ano é fundamental, principalmente porque as corridas no Nordeste exigem muito do equipamento, já que ocorrem em pistas onduladas e com temperatura sempre elevada, aponta Débora Rodrigues, a única mulher a competir na Truck, também da equipe Volkswagen.
Com a previsão de uma disputa equilibrada na pista, um fato é certo na opinião dos pilotos: o público pernambucano mais uma vez deve lotar o autódromo de Caruaru. "O povo nordestino é fanático pela Truck e esta corrida em especial é uma verdadeira festa, ainda mais porque a cidade inteira fica envolvida com o evento, diz Débora.
Os treinos livres serão disputados a partir de sexta-feira. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.
Classificação do campeonato após duas etapas: 1) Felipe Giaffone, 47 pontos; 2) Geraldo Piquet, 41pts.; 3) Valmir Benavides, 36 pts.; 4) Renato Martins, 27 pts.; 5) Wellington Cirino 26 pts.; 6) Roberval Andrade, 21 pts.; 7) Vignaldo Fizio, 17 pts.; 8) Djalma Fogaça, 15 pts.; 9) José Cangueiro e Fabiano Brito, 12 pts.; 11) Pedro Muffato e João Maistro, 10 pts.; 13) Beto Monteiro e Fred Marinelli, 8 pts.; 15) Adilson Cajuru e José Maria Reis, 4 pts.; 17) Urubatan Helou, 3 pts.
Classificação do Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 110 pontos; 2) Mercedes-Benz, 89 pts.; 3) Scania, 31 pts.; 4) Volvo, 22 pts.; 5) Volvo, 20 pts. e 6) Ford, 18 pontos.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada