Capa

Truck e Porsche

Volkswagen luta pela 3ª vitória seguida em Pernambuco

Com um caminhão Volkswagen Constellation, Felipe Giaffone venceu as etapas de 2007 e 2008 no circuito de Caruaru, onde neste final de semana será disputada a terceira etapa da Fórmula Truck

13.05.2009  |  32 visualizações
Além de lutar para manter a liderança do campeonato, a equipe Volkswagen disputa a terceira etapa da Fórmula Truck neste domingo, em Caruaru (PE), em busca de um recorde: a terceira vitória seguida do caminhão Volkswagen Constellation na pista localizada no interior pernambucano.

Vencedor das etapas de 2007 e 2008, Felipe Giaffone sabe que a missão não será fácil, mas reconhece que o bom desempenho dos anos anteriores deixa a equipe Volkswagen ainda mais otimista para a corrida deste final de semana.

"Nunca um piloto venceu três corridas seguidas em Caruaru e é claro que eu gostaria muito de ter este recorde em minha carreira. Mas o principal objetivo nesta etapa é mais uma vez sair da corrida na liderança do campeonato, porque, acima de qualquer vitória ou recorde, o que quero mesmo é o título”, diz Giaffone, campeão da Truck em 2007 e atual líder do campeonato, com 47 pontos, seis a mais que o segundo colocado.

Embora não tenha vencido em anos consecutivos, Renato Martins também busca sua terceira vitória na pista de Caruaru, onde foi o primeiro colocado nas edições de 1997 e 1999.

"O caminhão Volkswagen Constellation sempre andou bem nesta pista, que é uma das mais difíceis do ano. Isso porque ela é bastante ondulada e tem desde trechos de longa aceleração, como a reta oposta, até pontos de baixa velocidade, onde a retomada de velocidade e o bom equilíbrio do caminhão nas curvas são fundamentais”, explica Renato Martins, o quarto colocado no campeonato, com 27 pontos.

Quem também aparece como um dos favoritos à vitória no circuito de Caruaru é o terceiro colocado no campeonato, o piloto Valmir Benavides, que também pilota um caminhão Volkswagen Constellation.

"Nossa equipe trabalha unida para um bom desempenho dos quatro caminhões. Isso ajuda muito em uma pista onde é difícil encontrar o melhor acerto, como Caruaru. Como trocamos muitas informações, todos acabam melhorando juntos e isso também é importante para o time inteiro somar pontos ao final da prova”, diz Benavides, o "Hisgué”, que tem 36 pontos na tabela.

De fato, o desempenho dos quatro pilotos da equipe Volkswagen tem garantido até aqui a liderança de marcas, com 110 pontos, contra 89 da segunda colocada. "Manter a regularidade no começo de ano é fundamental, principalmente porque as corridas no Nordeste exigem muito do equipamento, já que ocorrem em pistas onduladas e com temperatura sempre elevada”, aponta Débora Rodrigues, a única mulher a competir na Truck, também da equipe Volkswagen.

Com a previsão de uma disputa equilibrada na pista, um fato é certo na opinião dos pilotos: o público pernambucano mais uma vez deve lotar o autódromo de Caruaru. "O povo nordestino é fanático pela Truck e esta corrida em especial é uma verdadeira festa, ainda mais porque a cidade inteira fica envolvida com o evento”, diz Débora.

Os treinos livres serão disputados a partir de sexta-feira. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo da TV Band.

Classificação do campeonato após duas etapas: 1) Felipe Giaffone, 47 pontos; 2) Geraldo Piquet, 41pts.; 3) Valmir Benavides, 36 pts.; 4) Renato Martins, 27 pts.; 5) Wellington Cirino 26 pts.; 6) Roberval Andrade, 21 pts.; 7) Vignaldo Fizio, 17 pts.; 8) Djalma Fogaça, 15 pts.; 9) José Cangueiro e Fabiano Brito, 12 pts.; 11) Pedro Muffato e João Maistro, 10 pts.; 13) Beto Monteiro e Fred Marinelli, 8 pts.; 15) Adilson Cajuru e José Maria Reis, 4 pts.; 17) Urubatan Helou, 3 pts.

Classificação do Campeonato de Marcas: 1) Volkswagen, 110 pontos; 2) Mercedes-Benz, 89 pts.; 3) Scania, 31 pts.; 4) Volvo, 22 pts.; 5) Volvo, 20 pts. e 6) Ford, 18 pontos.
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho