Volkswagen vence em Caruaru e põe três caminhões nas três primeiras colocações
Recorde para Giaffone: três vitórias seguidas em Caruaru
(Orlei Silva)
Largada da terceira etapa, com três caminhões Volkswagen na frente
(Orlei Silva)
Giaffone, Benavides e Renato no topo do pódio em Caruaru
(Orlei Silva)
Trio vencedor: Giaffone (esq.) em primeiro, com Hisgué e Renato (dir.)
(Orlei Silva)
Felipe Giaffone conquistou a terceira vitória seguida em Caruaru, um recorde na Fórmula Truck; equipe Volkswagen completou domínio na terceira etapa com Valmir Benavides em 2º e Renato Martins em 3º
17.05.2009
|
29 visualizações
A terceira etapa da Fórmula Truck foi marcada pela hegemonia dos caminhões Volkswagen Constellation na corrida disputada hoje, em Caruaru (PE). Felipe Giaffone conquistou mais um recorde em sua carreira, ao ser o primeiro piloto a vencer três vezes seguidas na pista pernambucana. Com o resultado de hoje, o campeão da Truck de 2007 ampliou sua vantagem no campeonato deste ano, com 78 pontos na tabela
A festa da equipe Volkswagen foi consolidada com o bom desempenho de outros dois pilotos com caminhão Constellation: Valmir Benavides, na segunda colocação (ele agora é o vice-líder no campeonato, com 60 pontos), e Renato Martins, o terceiro colocado na corrida (na tabela, ocupa o quarto lugar, com 47 pontos).
Com três caminhões nas três primeiras colocações, a Volkswagen também aumentou a vantagem no campeonato de marcas, com 185 pontos, contra 117 da segunda colocada.
"Foi um GP perfeito para mim e para a equipe Volkswagen. Nosso caminhão mostrou que se adapta muito bem nesta pista, que é bastante exigente por ser ondulada e ter um traçado bem seletivo, com trechos de alta velocidade e curvas de baixa, diz Giaffone, que disputou três corridas nesta pista e tem 100% de aproveitamento. "Nem tenho como negar: adoro Caruaru. Três corridas e três vitórias é algo para ser marcado para sempre em minha carreira, completou.
A semana começou difícil para o piloto paulista, que estava com um problema físico (dores nas costas) na véspera do GP. "Cheguei a pensar que minha participação na prova estava ameaçada. Mas quando a adrenalina sobe, a dor desaparece, brincou Giaffone, que fez questão de agradecer à equipe médica que o atendeu durante estes dias.
Apesar do domínio em todos os treinos e na corrida, o piloto da Volkswagen garante que esta não foi uma vitória "fácil.
"Não existe corrida tranqüila na Truck. Aqui a disputa é muito acirrada. É claro que largar na pole e ter logo atrás os companheiros de equipe dá alívio para o piloto, mas ao mesmo tempo a concentração precisa ser total e a resistência do caminhão é colocada em prova a todo instante, porque esta etapa é muito desgastante, com uma hora de corrida a mais de 32 graus de temperatura, diz Giaffone.
Agora vice-líder do campeonato, 18 pontos atrás de seu companheiro de equipe, Benavides destacou o bom momento vivido pela Volkswagen nesta temporada. "Um resultado como o de hoje é certamente histórico para nosso time. Ter três pilotos entre os três primeiros é um forte indício de que a receita de nosso trabalho está dando certo, com muita dedicação da equipe RM Competições e da engenharia da Volkswagen, sempre bastante atuante no desenvolvimento do caminhão, diz "Hisgué.
Este ponto também foi destacado por Renato Martins, que, além de piloto, é chefe da equipe Volkswagen na Fórmula Truck. "Nosso caminhão foi imbatível aqui nesta pista. As evoluções que conseguimos em suspensão e motor foram essenciais para conquistar este resultado inédito, diz Renato, bicampeão da Truck e recordista de vitórias da categoria.
Como exemplo da constante evolução dos caminhões de corrida, o piloto da Volkswagen citou a própria marca da pole position em Caruaru. "Veja o exemplo desta pista. Em 2001, a pole foi feita em 1m55s5. Neste ano, o Felipe (Giaffone) fez 1m47s4. Ou seja, os caminhões ficaram oito segundos mais rápidos em questão de poucos anos. Por isso, digo que nossa corrida foi perfeita neste final de semana, mas temos que continuar com o mesmo ritmo de trabalho para seguir brigando pelo título, diz Martins.
Débora Rodrigues também marcou ponto na corrida de hoje, ao chegar na 14ª colocação. "Tive uma corrida bem atribulada, cumprindo uma punição de radar logo depois da largada e com um incidente na parte final da prova, quando quase sai da pista, destacou a única mulher a competir na Truck.
A próxima etapa do campeonato será no dia 14 de junho, em Goiânia (GO).
Classificação do campeonato após 28 voltas: 1) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 2) Valmir Benavides, SP (Volkswagen); 3) Renato Martins, SP (Volkswagen); 4) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 5) Djalma Fogaça, SP (Ford); 6) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); 7) Fabiano brito, PR (Volvo); 8) Pedro Muffato, PR (Scania); 9) Fred Marinelli, PR (Iveco); 10) Roberval Andrade, SP (Scania); 11) Regis Boessio, RS (Volvo); 12) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz); 13) José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); 14) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 15) Urubatan Helou Jr, SP (Ford); 16) Beto Monteiro, PE (Iveco); 17) Jose Maria Reis, Go (Scania); 18) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) e 19) Diumar Bueno, PR (Volvo).
Não completaram a prova: Leandor Totti, PR (Ford) 20 voltas; Egon Allgauer, AUT (Man) 11 vts.; Danilo Dirani, SP (Volvo) e Adilson Cajuru, GO (Iveco) 7 vts.; João Maistro, PR (Volvo) 5 vts. e Leandro Reis, GO (Scania) 4 voltas.
Melhor volta: Felipe Giaffone 1min49s201.
Classificação do campeonato após3 etapas: 1) Felipe Giaffone, 78 pontos; 2) Valmir Benavides, 60 pts.; 3) Geraldo Piquet, 51 pts.; 4) Renato Martins, 47 pts.; 5) Wellington Cirino, 41 pts.; 6) Djalma Fogaça, 27 pts.; 7) Roberval Andrade, 26 pts.; 8) Vignaldo Fizio e Fabiano Brito, 20 pts.; 10) Pedro Muffato, 17 pts.; 11) José Cangueiro e Fred Marinelli, 14 pts.; 13) João Maistro e Beto Monteiro, 10 pts.; 15) Adilson Cajuru e Regis Boessio, 4 pts.; 17) Urubatan Helou jr, 3 pts. e 18) Débora Rodrigues, 1 ponto.
Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 185 pontos; 2) Mercedes-Benz, 117 pts.; 3) Scania, 43 pts.; 4) Volvo, 34 pts.; 5) Ford, 30 pts. e 6) Iveco, 28 pontos.
Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos
Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada