Capa

Truck e Porsche

Volkswagen chega na Argentina como líder da Fórmula Truck

Categoria faz a primeira corrida fora do Brasil em rodada conjunta com a Top Race em Buenos Aires

16.09.2009  |  42 visualizações
A Fórmula Truck disputa neste domingo a sua primeira corrida fora do Brasil, no tradicional circuito Oscar Valdez em Buenos Aires, Argentina. A liderança do campeonato é da Volkswagen, com 318 pontos, contra 196 da segunda colocada. Entre os pilotos, os dois primeiros lugares também são da Volkswagen, com Valmir Benavides tendo 128 pontos e Felipe Giaffone com 109, ambos guiando o caminhão Volkswagen Constellation.

"É muito bom chegar na Argentina como líder do campeonato. Mas nossa preocupação é continuar mantendo estes bons resultados, ainda mais em uma etapa histórica como esta”, diz Benavides, também conhecido por Hisgué.

Apesar da ponta na tabela, ele garante que ainda não faz conta pensando no campeonato – depois da etapa argentina, restarão mais três provas para definir o campeão de 2009. "A diferença de pontos é pequena para os outros. Eu quero é buscar meu lugar no pódio e, claro, somar o melhor resultado para terminar o ano em primeiro”, comenta Hisgué, que tem como retrospecto neste ano uma vitória, um segundo, dois terceiros e um quarto lugares.

A briga interna com seu companheiro de equipe na Volkswagen também é atração deste final de semana histórico da F-Truck, que correrá no mesmo final de semana que a popular Top Race, que esteve em Interlagos junto da categoria brasileira no último dia 19 de julho. Agora é a vez da categoria de caminhões correr em Buenos Aires, onde são esperadas mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas.

"Será um evento histórico e todo piloto sonha em participar de momentos marcantes do automobilismo, por isso me sinto realizado com a corrida deste final de semana”, diz o experiente Felipe Giaffone. A expectativa é de um bom resultado para o time que lidera o campeonato, embora o piloto e também chefe de equipe Renato Martins (Volkswagen) alerte para a proximidade dos adversários nesta etapa em especial.

"Em Buenos Aires, há muitas opções de traçado e o que a Truck vai utilizar é o de 3.380 metros de extensão, com uma largura que possibilita ultrapassagens e duas retas onde os F-Truck devem andar acima de 200 km/h. A briga será bem acirrada entre os caminhões de motor 9 litros e os de 12 litros, que levam vantagem nas retas longas”, explica Renato Martins, bicampeão da Truck e maior vencedor da categoria, com 27 vitórias.

Quem também está bem animada com a primeira exibição da Truck fora do Brasil é a única mulher a pilotar na categoria, Debora Rodrigues, também da equipe Volkswagen. "O público argentino é fanático por corridas e certamente vai adorar a nossa categoria. O barulho dos caminhões vai empolgar nas arquibancadas e espero um resultado bom para premiar todas as mulheres, afinal, agora também vou representar as argentinas na Truck”, diz Débora.

A sétima etapa da F-Truck será disputada em Buenos Aires a partir de sexta-feira, com a realização dos primeiros treinos livres. A corrida será no domingo, às 13h, com transmissão ao vivo da Band.

Classificação do campeonato após 6 etapas:
1) Valmir Benavides, 128 pontos; 2) Felipe Giaffone, 109 pts.; 3) Roberval Andrade, 93 pts.; 4) Wellington Cirino, 80 pts.; 5) Renato Martins, 70 pts.; 6) Geraldo Piquet, 69 pts.; 7) Djalma Fogaça, 54 pts.; 8) Vignaldo Fizio, 42 pts.; 9) Beto Monteiro, 37 pts.; 10) Danilo Dirani, 31 pts.; 11) Fabiano Brito e Fred Marinelli, 27 pts.; 13) Adilson Cajuru, 25 pts.; 14) João Maistro, 20 pts.; 15) Pedro Muffato, 17 pts.; 16) José cangueiro, Leandro Reis e Débora Rodrigues, 14 pts.; 19) José Maria Reis, 7 pts.; 20) Urubatan Helou, Gaston Mazzacane e Adalberto Jardim, 5 pts.; 23) Regis Boessio, 4 pontos.

Campeonato de marcas:
1) Volkswagen, 318 pontos; 2) Mercedes-Benz, 196 pts.; 3) Scania, 131 pts.; 4) Iveco, 89 pts.; 5) Volvo, 82 pts. e 6) Ford, 69 pontos.
Leia também...
16.11.2024

Piloto do caminhão Volkswagen Meteor número 4 acerta grande volta no Top Qualifying fatura posição de honra no interior mineiro

12.11.2024

Com 32 pontos de vantagem na liderança, piloto do caminhão Volkswagen pode definir título se sair do interior de Minas Gerais se, com os descartes, aumentar a distância para 45 pontos

13.10.2024

Piloto do caminhão Volkswagen foi o segundo colocado na primeira corrida e terminou a segunda prova na quarta colocação, chegando a 10 pódios na temporada

11.10.2024

Líder do campeonato e atual campeão anota o segundo melhor tempo da sexta-feira no circuito gaúcho