Capa

Paulista Digital - Diversos

JL Racing produz chassi especial para treinamento médico na Stock Car

Principal categoria nacional usou o equipamento no final de semana da Corrida do Milhão, em Interlagos

18.12.2013  |  139 visualizações
Além de trabalhar constantemente para aprimorar a segurança dos carros da Stock Car, a JL Racing, fabricante dos chassis usados na principal categoria nacional, também produziu um modelo feito sob medida para o treinamento médico de remoção de pilotos.

O equipamento é um dos mais avançados do mundo e consiste basicamente na adaptação de um carro com a frente e a traseira cortadas. O habitáculo serve para treinamento de retirada do piloto do carro em caso de acidente e pode ser essencial para salvar uma vida.

"Fizemos o investimento para fabricar esse carro especialmente para atender a demanda da Vicar (promotora do evento) para ajudar a categoria a treinar os médicos envolvidos no resgate, auxiliando e sendo uma forma de treinamento para eles simularem possíveis remoções emergenciais em caso de acidentes mais graves. Este trabalho é fundamental para uma categoria que corre em diferentes cidades pelo Brasil e tem a cada etapa uma equipe médica local como suporte", diz Zequinha Giaffone, diretor da JL Racing.

Essa extração do piloto de seu habitáculo de forma segura, como os especialistas chamam, é fundamental para aumentar a qualidade do atendimento, que é padronizado pela FIA (Federação Internacional do Automóvel), como explica o médico responsável pela Stock Car, Dino Altmann.

"Antes fazíamos as simulações nos carros das próprias equipes, o que limitava nosso trabalho, pois tínhamos de esperar eles terem tempo para a gente usar o carro e muitas vezes atrapalhava o trabalho das escuderias, que em algumas oportunidades não tinham disponibilidade. Agora podemos fazer a qualquer hora e melhorar a qualidade do atendimento médico como um todo", disse Altmann, que também é o médico brasileiro nas corridas de Fórmula 1.

Segundo Dino, os carros da Stock Car estão entre os mais seguros do mundo, o que melhorou bastante com a chegada do novo superbanco (excede as especificações máximas de segurança exigidas pela FIA), ocorrida na metade do ano passado. "Todo o tempo são incorporadas novidades de segurança nos carros. A segurança do carro começa de dentro para fora, ao redor do piloto. A F1 tem a célula de sobrevivência e acessórios de dissipação de energia para fora. Na Stock temos os crash box dianteiros e traseiros e a colmeia nas laterais, que ajudam muito nessa dispersão", finaliza Altmann.
Leia também...
08.07.2025

Embalado por pódio na etapa passada em Tarumã, jovem piloto vai em busca de outro bom resultado na pista paranaense

07.07.2025

Único piloto entre os que lutam pelo título a pontuar na Inglaterra, brasileiro da equipe Trident tem 27 pontos de vantagem em relação ao adversário mais próximo no campeonato

07.07.2025

Ao lado de Eduardo Menossi, Reis fatura pole e briga por vitória até o final em abertura de torneio de Endurance no circuito de Portimão

07.07.2025

Dupla do carro 99 mostrou ritmo forte durante a corrida, mas furos de dois pneus acabaram atrapalhando os pilotos na luta pelo pódio