A temporada 2019 da Stock Car começa em abril comemorando 40 anos da categoria em seu GP de número 500 e, assim que for dada a largada, um piloto já entrará para a história: Marcel Coletta, anunciado hoje pela Cimed Racing como novo reforço no time principal após o ano vitorioso no time de jovens talentos na Stock Light. Com 17 anos e 5 meses, ele se tornará o mais jovem piloto da história a correr na maior categoria do automobilismo brasileiro.
"Estou realizando um verdadeiro sonho, correr na Stock Car e por uma equipe campeã, a Cimed Racing, que me deu no ano passado a primeira chance no automobilismo após o kart e agora me dá a oportunidade de competir na maior categoria brasileira. É um grande desafio, mas tenho certeza de que será um ano especial em minha carreira, ainda mais já estreando na categoria com este recorde (de mais jovem a correr na Stock Car)", diz Marcel, que correrá com o número 177.
O recorde de piloto mais jovem a disputar uma prova na Stock Car é de Thiago Camilo, com 18 anos 6 meses e 3 dias, em 2003 – por apenas nove dias, ele não foi quebrado justamente por Gabriel Casagrande, que será companheiro de equipe de Marcel Coletta. Outro companheiro do jovem paulista será Felipe Fraga, que estreou na categoria com 18 anos e 7 meses – mas, como ganhou logo na primeira corrida, é o detentor do recorde de mais jovem vencedor. O tocantinense é também o recordista em vitória na Corrida do Milhão e de campeão (ambos com 21 anos).
“Terei a oportunidade de correr com três excelentes companheiros de equipe: o Cacá Bueno, que dispensa apresentações, simplesmente o maior campeão em atividade, e dois pilotos que viveram uma estreia parecida com a minha, começando na Stock Car aos 18 anos, o Felipe (Fraga) e o Gabriel (Casagrande). É uma grande chance de aprender e também uma enorme responsabilidade. Não haveria maneira melhor de começar minha carreira na categoria senão na Cimed Racing, que, além de ser bicampeã, foi também a primeira em acreditar em meu potencial”, diz Marcel, que foi destaque em todas as categorias que passou no kartismo, sendo bicampeão do Capacete de Ouro (2016 e 2017) e Campeão Brasileiro e da Copa Brasil em 2015.
Depois de conquistar diversos títulos no kart, o jovem piloto da Cimed Racing fez em 2018 sua estreia nas competições de carros de turismo. E logo no primeiro ano venceu sua primeira prova no automobilismo em Curitiba na Stock Light. Com três pódios e uma vitória, Marcel também foi quarto colocado no campeonato da Porsche Cup, em que também foi o vencedor do Junior Program de 2018. Com estes resultados, ele se destacou como um dos grandes nomes do time Cimed Racing, plataforma criada em 2018 para incentivar os jovens talentos do automobilismo nacional.
Chefe da equipe Cimed Racing, William Lube destacou a chegada de Marcel Coletta ao time. “É sempre bom ver um jovem talento do kart fazer de forma vitoriosa a transição para o automobilismo e pudemos acompanhar isso de perto com o Marcel (Coletta) no ano passado na Stock Light. Sua velocidade e maturidade chamaram nossa atenção e temos plena confiança de que ele pode fazer história na categoria não apenas pelo recorde de ser o mais jovem, mas para já disputar boas colocações logo em sua primeira temporada”, diz Lube.
O primeiro contato de Marcel Coletta com o carro da Stock Car da Cimed Racing será no primeiro dia de treinos da etapa de abertura da temporada 2019 no Velopark, no dia 5 de abril.
Confira as principais conquistas de Marcel Coletta:
Nascido em 01/11/2001 - São Paulo (SP)
Venceu na Stock Light com a Cimed Racing em seu ano de estreia na categoria - Curitiba (2018)
Conquistou 3 pódios com a Cimed Racing na Stock Light
Foi 4º colocado no Porsche Carrera Cup 2018 com diversos pódios
Bicampeão do Capacete de Ouro - Melhor piloto de kart do Brasil (2016 e 2017)
Campeão Brasileiro (2015) e da Copa Brasil de kart em 2015
Campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2016
Tricampeão Paulista de Kart (2011, 2013 e 2015)
Bicampeão da Copa SP Light de kart (2013 e 2015)
Tocantinense termina a prova com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado e abre a temporada do IMSA com uma das vitórias mais importantes de sua carreira
Piloto tocantinense encerra temporada do IMSA com quatro vitórias e cinco pódios na classe LMP3
Decisão da temporada será neste sábado em Road Atlanta em prova de 10 Horas
Toque na largada das 8 Horas do Bahrein tira carro do brasileiro da disputa pelo título mundial do WRC na LMGTE-Am, mas Fraga destaca 2021 repleto de pódios e conquistas