Assim que o diretor de prova autorizou a largada, um jovem paulistano de 17 anos entrou para a história da Stock Car: Marcel Coletta se tornou oficialmente o mais novo piloto a participar da principal categoria do automobilismo brasileiro, batendo um recorde que pertencia justamente ao pole position da corrida 500, Thiago Camilo (que tinha 18 anos e 6 meses) e que não era batido há 16 anos.
Competindo pela bicampeã Cimed Racing, Coletta largou na décima fila e tinha boas chances de top-10, mas na quinta volta foi acertado pelo carro de Pedro Cardoso, que vinha desgovernado após ter a suspensão quebrada ao passar na zebra, em dinâmica semelhante ao acidente que tirou Átila Abreu da prova de hoje.
Com o contato, os dois foram para a área de escape – ambos saíram ilesos, mas acabava ali o sonho do piloto mais jovem do grid de conseguir um top-10 logo em sua estreia.
"Ele (Pedro Cardoso) perdeu totalmente o controle do carro dele e me acertou, inclusive veio me pedir desculpas explicando que a suspensão quebrou. Entendi, é claro, mas não havia nada que pudesse fazer, então foi uma pena porque era só a quinta volta", diz Marcel, que também detém o recorde de mais jovem vencedor da Stock Light, com 16 anos, conquistado no ano passado quando passou a integrar o time Cimed Racing de jovens talentos.
Apesar do fim prematuro na corrida, Coletta conseguiu destacar parte de seu aprendizado neste final de semana no Velopark.
"Consegui me adaptar rápido com o carro e tinha boas chances hoje. Vamos para a próxima e me recuperar no Velo Città. Nós largamos com fila indiana atrás do safety-car, então ainda é difícil falar sobre como é uma largada real da Stock, mas na próxima etapa será bacana porque já andei no Velo Città, então sigo animado para o restante da temporada", diz Marcel, citando o local da próxima etapa da Stock Car, que será disputada em maio, no interior de São Paulo.
Tocantinense termina a prova com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado e abre a temporada do IMSA com uma das vitórias mais importantes de sua carreira
Piloto tocantinense encerra temporada do IMSA com quatro vitórias e cinco pódios na classe LMP3
Decisão da temporada será neste sábado em Road Atlanta em prova de 10 Horas
Toque na largada das 8 Horas do Bahrein tira carro do brasileiro da disputa pelo título mundial do WRC na LMGTE-Am, mas Fraga destaca 2021 repleto de pódios e conquistas