Treino é treino, corrida é corrida. O jargão clássico do esporte, mais do que nunca, é apontado pelas equipes da Stock Car na hora de avaliar o desempenho em corrida amanhã na rodada dupla em Goiânia. Segundo pilotos e chefes de equipe, a performance pode ser bem distinta do que foi visto hoje no classificatório.
Assim como já é marca registrada na categoria, alguns centésimos de segundo definiram a briga pela pole, feita por Thiago Camilo pela terceira vez seguida no ano - o recorde ainda pertence a Cacá Bueno (quatro vezes em 2011). O piloto da Cimed Racing vai sair na quinta fila no grid no Autódromo Ayrton Senna.
"O nosso objetivo é fazer bons pontos amanhã, estar entre os maiores pontuadores do domingo e acho que temos potencial para isso. O ritmo do carro é bom, mas faltou um pouco de velocidade no Q1. Eu fiquei só meio centésimo de entrar para Q3, mas eu fui 13º no Q1 e aí pulamos para nono no Q2. Conforme o pneu vai desgastando, nós vamos ficando mais competitivos. Nosso problema é de velocidade de reta com pneus novos, não sei vale trocarmos o motor ou procuramos algum outro elemento. Nós vamos analisar agora nossa estratégia para amanhã, estamos em uma posição melhor de largada que na etapa passada e espero fazer mais pontos também", diz Cacá.
Mais jovem campeão da Stock Car com apenas 21 anos em 2016, Felipe Fraga ficou 0s05 de avançar para o Q2 e acredita que uma melhora no setup do carro poderá ajudar todos os pilotos da equipe neste domingo.
"Nós sempre entramos na Stock Car lutando para fazer a pole position ou para brigar por ela e hoje nosso resultado ficou bem longe do esperado. É estranho termos uma queda tão grande do Velo Città para cá, mas nós sempre levantamos dos tombos e aqui não será diferente. Eu não acho que os nossos quatro carros estão com motores ruins, seria uma coincidência muito negativa, então acredito que estamos com problema no acerto do carro e vamos trabalhar muito até amanhã para melhorarmos juntos", diz Fraga, que larga da nona fila.
Único piloto da história nesses 40 anos da Stock Car a competir com menos de 18 anos, Marcel Coletta também sofreu para encontrar uma boa volta no Q1 e larga da 13ª fila para buscar pontos neste domingo.
"Temos que melhorar para amanhã aqui em Goiânia. O nosso carro tem rendido pouco de pneus novos e nós vamos estudar junto com todos da equipe para ver o que aconteceu. Com pneus usados nós estamos competitivos e espero fazer uma boa largada para amanhã lutarmos por pontos importantes para o campeonato", diz Marcel, que tem apenas 17 anos.
A rodada dupla da Stock Car em Goiânia será iniciada às 13h neste domingo e terá transmissão ao vivo do Sportv.
Confira o top-10 do grid em Goiânia:
1) Thiago Camilo - 1min24s199
2) Daniel Serra - 1min24s219
3) Ricardo Zonta - 1min24s293
4) Rubens Barrichello - 1min24s301
5) Ricardo Maurício - 1min24s477
6) Max Wilson - 1min24s572
7) Julio Campos - 1min24s606
8) Galid Osman - 1min24s614
9) Cacá Bueno - 1min24s625
10) Valdeno Brito - 1min24s658
Tocantinense termina a prova com uma volta de vantagem sobre o segundo colocado e abre a temporada do IMSA com uma das vitórias mais importantes de sua carreira
Piloto tocantinense encerra temporada do IMSA com quatro vitórias e cinco pódios na classe LMP3
Decisão da temporada será neste sábado em Road Atlanta em prova de 10 Horas
Toque na largada das 8 Horas do Bahrein tira carro do brasileiro da disputa pelo título mundial do WRC na LMGTE-Am, mas Fraga destaca 2021 repleto de pódios e conquistas