Com o intuito de cada vez mais aproximar o público feminino do universo das corridas, a TOYOTA GAZOO Racing, divisão esportiva da Toyota no Brasil, inicia em 2023 uma parceria com a comunidade Girls Like Racing. A missão do programa é levar ao menos 30 mulheres em cada uma das 12 etapas da Stock Car para que elas conheçam de perto os bastidores da categoria, além de criar oportunidade de aprendizado em diferentes áreas do esporte a motor, como mecânica, engenharia, comunicação e marketing. O grupo Girls Like Racing já realiza essa atividade desde o ano passado. Com o apoio da TOYOTA GAZOO Racing e outros patrocinadores, a ideia é expandir de 80 para 360 mulheres nos eventos neste ano. A estreia da parceria com a TOYOTA GAZOO Racing aconteceu no último final de semana, em Goiânia, onde as mulheres foram recebidas pelas líderes da comunidade Girls Like Racing, as engenheiras Rachel Loh, da equipe Ipiranga Racing, Erika Prado, da equipe Cavaleiro Sports, e alguns pilotos que integram a equipe TGR. Criada em 2018, a Girls Like Racing já supera mais de 6 mil seguidoras nas redes sociais e 600 participantes nos grupos que promovem as ações nas pistas. Agora, com o programa iniciado em 2023 em parceria com a Vicar, promotora da Stock Car, elas poderão conhecer os boxes, participarem de palestras com pilotos da TOYOTA GAZOO Racing como Tony Kanaan, Thiago Camilo e Cesar Ramos e também experimentarem o momento de volta rápida com carros da divisão esportiva da Toyota. “Este é um trabalho muito importante para incentivar cada vez mais o crescimento do público feminino, tanto nas arquibancadas quanto aqui dentro da categoria. Nossa missão é abrir portas e mostrar as possibilidades que existem para elas no automobilismo. O nosso sonho é ver cada vez mais mulheres engenheiras, mecânicas, publicitárias, jornalistas, designers e dentro de várias outras profissões vinculadas com as pistas”, diz Rachel. Nas redes sociais, a página Girls Like Racing tem conteúdos com dicas para mulheres que vão aos autódromos, além de promover a união e a representatividade delas dentro de um esporte que por muitos anos foi predominantemente masculino. “Eu e a Rachel (Loh) sabemos das dificuldades de estar aqui hoje trabalhando como engenheira de uma equipe de competição e o que queremos é mostrar que as mulheres podem e devem estar aqui trabalhando na Stock Car. O Girls Like Racing começou unindo mulheres para irem as pistas torcer e assistir, e o objetivo principal da comunidade é trazer as mulheres para o automobilismo, como fãs ou profissionais. Para isso vamos sempre acolher, e incentivar as meninas a criarem vínculos de união, para que cada vez mais uma puxe a outra pra cá", diz Érika, criadora da comunidade Girls Like Racing. A Toyota do Brasil é integrante da ONU WEP – Women’s Empowerment Principles – ou Princípios de Empoderamento das Mulheres, seguindo o Pacto Global da ONU e ONU Mulheres. A empresa segue comprometida com a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, transformando seu ambiente de trabalho em um local cada vez mais igualitário, apoiando à diversidade e inclusão. Nos últimos três anos, por exemplo, houve um aumento superior a 1.000% na atuação de mulheres na linha de produção nos últimos três anos da Toyota no Brasil. Hoje são mais de 400 mulheres que trabalham na produção do Corolla Cross, Yaris e Etios (somente exportação), na unidade de Sorocaba, do Corolla, em Indaiatuba; e na fabricação de motores, na planta de Porto Feliz; ampliando a diversidade e inclusão de gênero no mercado de trabalho. “A TOYOTA GAZOO Racing é movida pela paixão pelo automobilismo e este grupo também! Estamos muito felizes com essa parceria, em linha com outras diversas ações que mostram que lugar de mulher é onde ela quer estar”, afirma Viviane Mansi, Diretora de ESG e Comunicação da Toyota para América Latina e Caribe. A próxima atividade do projeto Girls Like Racing em parceria com a TOYOTA GAZOO Racing será na véspera da segunda etapa da Stock Car, marcada para o dia 23 de abril, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
Sobre a Toyota do Brasil A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todos (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Mais informações Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação Kelly Buarque – kbuarque@toyota.com.br RPMA Comunicação Guilherme Magna – (11) 98600-8988 Leonardo de Araújo – (11) 96084-0473 Fernando Irribarra – (11) 97418-3710 Tel.: (11) 5501-4655 Site RPMA Comunicação Luiz Felipe Chaguri - 11.97695.7186 Rodrigo França - 11.98295.1208 |
Atual campeão parte para a disputa do título de corridas Sprint na terceira posição do campeonato, 13 pontos atrás do líder
Dupla da Ipiranga Racing brilha no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Camilo segura adversário após parada dos boxes, e Ramos toma segundo lugar na linha de chegada
Melhor rookie da temporada busca se colocar entre os 12 melhores da classificação deste sábado para lutar por bons resultados nas duas corridas do final de semana
TGR aparece na segunda posição entre as equipes e mira "etapa perfeita" para sair com o título do Mundial de Rally