A TOYOTA GAZOO Racing encerra neste final de semana a temporada 2024 do WRC, o Mundial de Rally, de olho na vitória e no título mundial de equipes na etapa da casa da fabricante: o Rally do Japão. A TGR soma sete vitórias em 12 etapas no campeonato deste ano, e aparece 15 pontos distante dos líderes, e busca somar o máximo de pontos na prova que é disputada na região de Nagoia, para garantir o quarto título consecutivo.
Na edição do ano passado, a primeira da etapa japonesa no WRC, a TOYOTA GAZOO Racing dominou o pódio. A prova é realizada em estradas de asfalto estreitas e sinuosas nas montanhas das províncias de Aichi e Gifu. Em 2023, Elfyn Evans saiu com a vitória, sendo seguido por Sébastien Ogier. Os dois retornam à prova neste ano com a TGR, tendo a companhia de Takamoto Katsuta, que também correrá em casa.
“Como um dos nossos eventos em casa, o Rally do Japão é muito importante para a nossa equipe e acho que será um rally realmente emocionante para todos acompanharem. Todos os principais campeonatos ainda não foram decididos, inclusive o WRC2. Ainda temos uma chance no campeonato de construtores, e estamos muito motivados e determinados a tentar vencê-lo no Japão”, disse Jari-Matti Latvala, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC.
“Talvez seja necessário um fim de semana quase perfeito da nossa parte, mas conseguimos isso no Chile, o que nos dá confiança de que é possível, assim como o nosso incrível 1-2-3 no Japão no ano passado. É um rali exigente para os pilotos e, nesta época do ano, o clima pode ser imprevisível, mas isso também nos dá oportunidades”, segue o finlandês, que também já foi piloto no Mundial de Rally.
“Elfyn venceu no ano passado e gosta desse tipo de condições, enquanto Seb quer terminar a temporada em alta e Taka está confiante para o evento em casa depois do bom resultado na Europa Central. Por fim, tem sido ótimo ver o desempenho do carro GR Yaris Rally2 este ano, juntamente com o de Sami Pajari, e se ele conseguir conquistar o título do WRC2 no Japão, será uma história fantástica”, completa Latvala.
O Rally do Japão teve as primeiras especiais nesta sexta-feira, com os três pilotos do time ficando no top-5 da classificação. Evans iniciou a disputa com a segunda posição, enquanto Katsuta ficando com a quarta posição, logo à frente de Ogier. A prova segue neste sábado e terá seu encerramento no domingo, fechando a temporada do WRC.
Ryo Hirakawa e Brendon Hartley partem da décima posição neste domingo. Na LMGT3, José María López e Finn Gehritz colocam Lexus do grid na segunda e terceira posições
Vice-presidente da TOYOTA GAZOO Racing, Kazuki Nakajima destacou o uso de hidrogênio líquido nos testes da fabricante e também a apresentação do GR LH2 Racing Concept em Le Mans
Com Brendon Hartley, fabricante domina sessão realizada na manhã deste sábado no Autódromo de Interlagos
Neozelandês ressalta ainda diferença de correr apenas com um companheiro, Ryo Hirakawa, no Autódromo de Interlagos