A TOYOTA GAZOO Racing voltou a vencer no WEC, principal campeonato de Endurance do mundo, nesse domingo (9), ao triunfar nas 6 Horas de Monza, quinta etapa da temporada 2023, com o trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López. Correndo diante de 65 mil pessoas nas arquibancadas do Autódromo Nacional de Monza, na Itália, o time do Toyota GR010 HYBRID número 7 superou os adversários, que corriam em casa, com uma margem de 16s520.
O resultado representa a quarta vitória da TOYOTA GAZOO Racing na atual temporada do principal campeonato de corridas de longa duração do planeta. O time havia vencido com o trio do hipercarro numeral 7 em Sebring e Spa-Francorchamps, enquanto Buemi, Hartley e Hirakawa triunfaram em Portimão. O triunfo em Monza ainda representou uma resposta ao segundo lugar em Le Mans.
Conway largou da pole position e, em uma relargada após uma entrada do Safety Car, caiu para o terceiro lugar. Na segunda rodada de paradas nos boxes, o inglês, que cedeu a pilotagem do Toyota número 7 para “Pechito” López, retomou a liderança da prova, aproveitando paradas de adversários que estavam em outra estratégia.
López abriu vantagem, mas viu todo o trabalho cair por terra com uma nova entrada do Safety Car, que colocou os rivais próximos da Toyota mais uma vez na última 1h30min de corrida. Agora com Kobayashi na pilotagem, a equipe viu o japonês abrir vantagem e fazer um ótimo pit stop na hora final para garantir a vitória em Monza.
“Foi uma corrida difícil, mas o carro estava bom. Tivemos um ritmo forte, pit stops perfeitos e a estratégia certa. Consegui atacar, assumir a liderança e criar uma boa diferença. Ao mesmo tempo, você sempre sabe que, nas corridas de resistência, a diferença pode ser reduzida muito rapidamente e o safety car tornou as coisas complicadas para Kamui no final. Ele teve um trabalho muito difícil, mas terminamos no topo”, disse López.
"Estou muito feliz com esse resultado. Foi uma batalha muito acirrada, e tivemos que nos esforçar muito porque a concorrência era muito forte. Tive um longo stint no final, que foi difícil e bastante tenso. Mas foi ótimo brigar com a Ferrari e, depois do nosso resultado em Le Mans, é bom ter um pouco de revanche contra eles hoje. Agradeço à equipe, bem como aos nossos parceiros e patrocinadores, que realmente nos apoiaram muito depois de Le Mans”, comentou Kobayashi, piloto e chefe de equipe.
A próxima etapa do WEC será disputada no dia 10 de setembro, com a disputa das 6 Horas de Fuji, corrida da casa da Toyota no Mundial de Endurance.
Para mais informações e mais conteúdos, compartilhe, siga ou se inscreva em nossos canais de mídias sociais.
Facebook @TOYOTAGAZOORacingGlobal:
https://www.facebook.com/TOYOTAGAZOORacingGlobal
Twitter @en_toyota: https://twitter.com/en_toyota
Instagram @TOYOTA_GAZOO_Racing:
https://www.instagram.com/TOYOTA_GAZOO_Racing
YouTube @TOYOTAGAZOORacingJPchannel:
https://www.youtube.com/@TOYOTAGAZOORacingJPchannel
As atividades de motorsport da TOYOTA GAZOO Racing no FIA World Endurance Championship (WEC) são apoiadas pelos seguintes parceiros:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há 65 anos. Possui quatro unidades produtivas, localizadas em Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, todas no Estado de São Paulo, e emprega cerca de 6 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência de seus veículos. Tem como missão produzir felicidade para todos (Happiness for All) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Atual campeão parte para a disputa do título de corridas Sprint na terceira posição do campeonato, 13 pontos atrás do líder
Dupla da Ipiranga Racing brilha no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Camilo segura adversário após parada dos boxes, e Ramos toma segundo lugar na linha de chegada
Melhor rookie da temporada busca se colocar entre os 12 melhores da classificação deste sábado para lutar por bons resultados nas duas corridas do final de semana
TGR aparece na segunda posição entre as equipes e mira "etapa perfeita" para sair com o título do Mundial de Rally