A TOYOTA GAZOO Racing teve um resultado perfeito no Rally da Finlândia, nona etapa da temporada 2025 do WRC. Com cinco GR Yaris Rally1 na disputa daquela que é considerada a prova “de casa” do time, que tem sua base para o Mundial de Rally no país nórdico, a fabricante dominou as cinco primeiras posições da classificação, com destaque para Kalle Rovanpera, que saiu com a vitória. É apenas a segunda vez que uma equipe domina o top-5 na história do Mundial de Rally.
A vitória do finlandês e de seu copiloto, Jonne Halttunen, é a primeira em terras finlandesas e vem um ano após a dupla dominar a prova, mas sofrer um acidente na penúltima especial que forçou o abandono. Desta vez, Rovanpera assegurou a liderança ainda na manhã da sexta-feira e seguiu para vencer, com direito a triunfo no Power Stage para garantir todos os 35 pontos da etapa. O piloto ainda alcançou a maior velocidade de um carro na história do WRC, com 129,9 km/h.
A segunda posição ficou com o japonês Takamoto Katsuta, que garantiu seu segundo pódio nas últimas três edições do Rally da Finlândia. Sébastien Ogier completou a disputa com a terceira colocação, sendo seguido por Elfyn Evans, quarto colocado geral. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Sami Pajari, todos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing.
“Este é um resultado incrível para nós. A última vez que uma equipe conseguiu isso foi há 35 anos, quando eu estava pilotando e terminei em terceiro. Fomos um pouco ajudados no sábado, mas isso acontece de vez em quando no rali. E é um ótimo resultado para os campeonatos de pilotos e construtores”, disse, Juha Kankkunen, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC na Finlândia.
“Foi ótimo ver Kalle de volta a sua velocidade costumeira e capaz de vencer o rali em seu país. É um resultado importante para qualquer piloto finlandês. Levei 11 anos tentando, então Kalle conseguiu antes de mim. O clima na equipe estava muito bom e os pilotos foram em frente. Taka fez um ótimo rali, e Seb, Elfyn e Sami foram excelentes. Temos uma equipe dos sonhos”, completou Kankkunen.
Com os resultados na Finlândia, a TOYOTA GAZOO Racing mantém a liderança entre os construtores no WRC, agora com 458 pontos, contra 371 da segunda colocada. A fabricante também domina o top-3 do Mundial de Pilotos: Evans lidera com 176 pontos, três a mais em relação a Rovanpera, segundo com 173. Ogier é o terceiro com 163. Katsuta aparece em sexto com 87, enquanto Pajari soma 48 pontos e é o nono.
O WRC deixa a Europa e parte para sua gira sul-americana. A próxima etapa será o Rally do Paraguai, marcado para entre os dias 28 e 31 de agosto.
Rally da Finlândia será disputado nesta semana entre os dias 31 de julho e 3 de agosto com a etapa mais rápida da temporada
Sueco, filho do campeão do mundo Petter Solberg, domina oitava etapa da temporada de 2025 e garante vitória centenária da TGR na mais importante competição de rali do mundo
Piloto da Texaco Racing garante terceiro lugar em Mogi Guaçu. JP Oliveira completa disputa próximo do top-10
Em sua primeira vez na Stock Car em Mogi Guaçu, piloto gaúcho destacou aprendizado na categoria após a corrida deste domingo