Capa

Toyota

WRC: TOYOTA GAZOO Racing coloca todos os carros entre os 5 primeiros e vence com Rovanpera na Finlândia

Finlandês vence em casa e puxa quina da fabricante japonesa, que mantém liderança entre os construtores e volta a liderar entre os pilotos com Evans

04.08.2025  |  144 visualizações

A TOYOTA GAZOO Racing teve um resultado perfeito no Rally da Finlândia, nona etapa da temporada 2025 do WRC. Com cinco GR Yaris Rally1 na disputa daquela que é considerada a prova “de casa” do time, que tem sua base para o Mundial de Rally no país nórdico, a fabricante dominou as cinco primeiras posições da classificação, com destaque para Kalle Rovanpera, que saiu com a vitória. É apenas a segunda vez que uma equipe domina o top-5 na história do Mundial de Rally.

A vitória do finlandês e de seu copiloto, Jonne Halttunen, é a primeira em terras finlandesas e vem um ano após a dupla dominar a prova, mas sofrer um acidente na penúltima especial que forçou o abandono. Desta vez, Rovanpera assegurou a liderança ainda na manhã da sexta-feira e seguiu para vencer, com direito a triunfo no Power Stage para garantir todos os 35 pontos da etapa. O piloto ainda alcançou a maior velocidade de um carro na história do WRC, com 129,9 km/h.

A segunda posição ficou com o japonês Takamoto Katsuta, que garantiu seu segundo pódio nas últimas três edições do Rally da Finlândia. Sébastien Ogier completou a disputa com a terceira colocação, sendo seguido por Elfyn Evans, quarto colocado geral. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Sami Pajari, todos pilotos da TOYOTA GAZOO Racing.

“Este é um resultado incrível para nós. A última vez que uma equipe conseguiu isso foi há 35 anos, quando eu estava pilotando e terminei em terceiro. Fomos um pouco ajudados no sábado, mas isso acontece de vez em quando no rali. E é um ótimo resultado para os campeonatos de pilotos e construtores”, disse, Juha Kankkunen, chefe da TOYOTA GAZOO Racing no WRC na Finlândia.

“Foi ótimo ver Kalle de volta a sua velocidade costumeira e capaz de vencer o rali em seu país. É um resultado importante para qualquer piloto finlandês. Levei 11 anos tentando, então Kalle conseguiu antes de mim. O clima na equipe estava muito bom e os pilotos foram em frente. Taka fez um ótimo rali, e Seb, Elfyn e Sami foram excelentes. Temos uma equipe dos sonhos”, completou Kankkunen.

Com os resultados na Finlândia, a TOYOTA GAZOO Racing mantém a liderança entre os construtores no WRC, agora com 458 pontos, contra 371 da segunda colocada. A fabricante também domina o top-3 do Mundial de Pilotos: Evans lidera com 176 pontos, três a mais em relação a Rovanpera, segundo com 173. Ogier é o terceiro com 163. Katsuta aparece em sexto com 87, enquanto Pajari soma 48 pontos e é o nono.

O WRC deixa a Europa e parte para sua gira sul-americana. A próxima etapa será o Rally do Paraguai, marcado para entre os dias 28 e 31 de agosto.

Leia também...
30.07.2025

Rally da Finlândia será disputado nesta semana entre os dias 31 de julho e 3 de agosto com a etapa mais rápida da temporada

21.07.2025

Sueco, filho do campeão do mundo Petter Solberg, domina oitava etapa da temporada de 2025 e garante vitória centenária da TGR na mais importante competição de rali do mundo

20.07.2025

Piloto da Texaco Racing garante terceiro lugar em Mogi Guaçu. JP Oliveira completa disputa próximo do top-10

20.07.2025

Em sua primeira vez na Stock Car em Mogi Guaçu, piloto gaúcho destacou aprendizado na categoria após a corrida deste domingo